Arte e literatura em sala de aula: uma leitura comparada de obras de Jean‐Baptiste Debret e Machado de Assis

Authors

  • João Luís Ourique
  • Gilson R. Lopes Neto

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.68

Keywords:

Ensino da Literatura, Imagens como narrativas, Formação de leitores, Jean‐Baptiste Debret, Machado de Assis

Abstract

A partir de subsídios teóricos que entendem imagens como narrativas presentes na abordagem de Alberto Manguel (2001), o presente trabalho tem por objetivo discutir o processo de formação de leitores tendo como base as obras do pintor francês Jean‐Baptiste Debret (1768‐1848) e do escritor brasileiro Machado de Assis (1839‐1908). Ao propor uma reflexão pedagógica sobre a importância da leitura de imagens em sala de aula, discussões podem amparar práticas que relacionam diferentes gêneros artísticos. Dessa forma, são postas em perspectiva as suas análises, oportunizando, ainda, um olhar renovado não apenas sobre a produção literária, mas também sobre a atividade docente.

Published

01-10-2019

How to Cite

Arte e literatura em sala de aula: uma leitura comparada de obras de Jean‐Baptiste Debret e Machado de Assis. (2019). Aprender, 39, 90-110. https://doi.org/10.58041/aprender.68

Most read articles by the same author(s)

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >>