Revista Aprender http://aprender.esep.pt/index.php/aprender <p>Revista da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre</p> pt-PT aprender.esecs@ipportalegre.pt (Diretor da Revista Aprender) joaquim.marchao@ipportalegre.pt (Joaquim Marchão) Tue, 30 Nov 2021 00:00:00 +0000 OJS 3.3.0.6 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Editorial http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/138 <p>Editorial</p> Adriana Mello Guimarães, Márcia Marat Grilo, Cláudia Pacheco, Luís Bonixe, Nuno Fernandes, Sónia Lamy Direitos de Autor (c) 2021 http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/138 Wed, 15 Dec 2021 00:00:00 +0000 Covid‐19 – informação e consumos na comunidade académica do IPP http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/139 <p>A 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a existência de uma nova pandemia global. De facto, em 2020 e 2021, os portugueses viveram dois longos momentos de confinamento que produziram uma modificação dos nossos hábitos. Como a comunidade do Instituto Politécnico de Portalegre enfrentou este momento? O consumo de notícias aumentou? Com base nas respostas de um inquérito a toda a comunidade académica do IPP, o presente artigo procura mapear os efeitos da pandemia no consumo de notícias.</p> Adriana Mello Guimarães, Luís Bonixe, Nuno Fernandes, Sónia Lamy Direitos de Autor (c) 2021 http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/139 Wed, 15 Dec 2021 00:00:00 +0000 Estratégias de comunicação digital do IPP em tempos pandémicos http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/140 <p>Neste artigo analisa‐se a forma como se desencadearam os processos de comunicação no Instituto Politécnico de Portalegre, num momento particularmente difícil, inesperado e ímpar. Perante a que já se considera ser a mais feroz crise sanitária do presente século, a COVID‐19, que obrigou o mundo a parar, o Politécnico de Portalegre passou a funcionar à distância fazendo da comunicação digital o único instrumento para chegar junto dos seus públicos.<br>Partindo da comunicação digital, foram contextualizadas e caracterizadas três categorias de comunicação: institucional, COVID‐19 e emocional. Analisaram‐se qualitativamente os conteúdos difundidos nas diversas plataformas digitais do Politécnico, no período compreendido entre os dias 9 de março (data do primeiro comunicado do Sr. Presidente) e 18 de maio de 2020 (data do início da segunda fase de desconfinamento), com o objetivo de observar os procedimentos adotados pela Instituição na gestão da comunicação neste contexto.<br>O contributo científico deste artigo assenta no estudo dos processos de comunicação que foi necessário manter e reinventar de forma fluida, ágil e adaptada aos públicos‐alvo. Esta nova dinâmica comunicacional espelha o Politécnico de Portalegre como uma instituição aberta, inclusiva e sustentável.</p> Cláudia Pacheco, Hermelinda Trindade Carlos, Márcia Marat Grilo, Vera Barradas Direitos de Autor (c) 2021 http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/140 Wed, 15 Dec 2021 00:00:00 +0000 O papel da Comunicação Interna em tempos de pandemia: uma resposta à crise da Covid‐19 http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/141 <p>A comunicação organizacional é responsável pela criação e fortalecimento da identidade e imagem de uma organização, por meio de ações que promovam o diálogo e a interação com seus públicos, sejam eles internos (colaboradores e funcionários) ou externos (clientes, parceiros, imprensa e sociedade em geral).<br>E, através da comunicação feita para os públicos, a organização dá a conhecer o comportamento organizacional da instituição, a sua missão, visão, e os valores e políticas orientadoras das práticas de trabalho, bem como os objetivos, enquanto instituição.<br>Assim, as instituições têm de repensar as formas e os meios privilegiados de comunicação, agilizandoos face às mudanças, crises e disrupções.<br>Partindo do princípio de que, no presente, a estrutura social concreta é a da sociedade‐rede, a estrutura social que caracteriza a sociedade no início do século XXI, uma estrutura social construída ao redor das redes digitais de comunicação, neste artigo, propomo‐nos refletir acerca do papel que a comunicação interna teve durante a pandemia e no futuro próximo.</p> Rosália Rodrigues Direitos de Autor (c) 2021 http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/141 Wed, 15 Dec 2021 00:00:00 +0000 A Comunicação em Saúde em tempos de Pandemia: que determinantes sociais? http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/142 <p>Neste artigo, pretendemos refletir sobre a comunicação em saúde pública (CSP), um conceito de compreensão muito alargada e multidisciplinar. Discutimos e desconstruímos algumas ideias relacionadas com os direitos sociais na saúde pública. Finalmente, considerando a pertinência das estratégias de comunicação em saúde pública (ECSP) ou das estratégias de comunicação de crise em saúde pública (ECCSP) – Pandemia SARS‐COV2 – consideramos que é mandatório desenhar uma estratégia com os campos Comunicação em Saúde (CS), que envolva os seguintes elementos: Público‐Alvo (PA) + Mensagens‐chave (MC) + Produtos de comunicação (PC) = Ganhos em Saúde (GS).</p> Isabel De Santiago Direitos de Autor (c) 2021 http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/142 Wed, 15 Dec 2021 00:00:00 +0000 Audiovisual e interação: práticas semióticas contemporâneas http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/143 <p>Neste trabalho pretendemos uma reflexão sobre o audiovisual como uma prática semiótica contemporânea com características estéticas que promovem uma interação, a partir de experiências sensíveis propostas. Partimos, para isso, dos conceitos de tecnologia (Rudiger) e da narrativa audiovisual como manifestação (Barthes). Ampliamos a discussão buscando ‐ historicamente – explicar os momentos diferentes por quais passou o cinema e o audiovisual, com uma atenção especial aos conceitos de cinema interativo (Parente, 2007); de imersão de Janet Murray (2003) e de práticas de interação de Eric Landowski (2014). Por fim, observamos sob o olhar destes conceitos o videoclipe “De repente”, da banda brasileira Skank.</p> Carolina Mandaji Direitos de Autor (c) 2021 http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/143 Wed, 15 Dec 2021 00:00:00 +0000 As Rotinas Jornalísticas como arma contra as Fake News http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/144 <p>A informação manipulada com o propósito de se fazer passar por notícia tem gerado grande desconfiança dos cidadãos em relação aos média, numa sociedade que não está preparada para lidar com este género de situação. Os próprios media, tentando manter‐se como pioneiros das notícias, tentam também delinear estratégias de combate à desinformação. E a responsabilidade só aumenta se falarmos de agências noticiosas, como a Agência Lusa. Neste sentido, e numa primeira abordagem, recorremos a autores como Fontcuberta (2002), Kovach &amp; Rosenstiel (2004) ou Ryfe (2012) de modo a discutirmos o conceito de verdade aplicado ao jornalismo, bem como a relevância das rotinas jornalísticas. Em seguida, e com base na observação direta das dinâmicas aplicadas na Lusa, além da análise de três entrevistas realizadas a profissionais da agência, identificaremos os principais mecanismos utilizados no combate às fake news, procurando ainda estimular a reflexão das seguintes questões:<br>1. A Agência Lusa atua de forma direta na luta contras as fake news?<br>2. As rotinas jornalísticas, como a verificação ou o contraditório, são respeitadas enquanto métodos de combate à desinformação?<br>3. A Lusa identifica‐se como agente ativo na estimulação da literacia mediática?<br>No final, tentaremos discuti‐las enquanto mecanismos de combate manipulação informativa.</p> Margarida Batista Direitos de Autor (c) 2021 http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/144 Wed, 15 Dec 2021 00:00:00 +0000 Jornalismo Regional e a COVID‐19: O Caso do Alto Alentejo http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/145 <p>Testemunhos</p> Tiago Miguel Silva Direitos de Autor (c) 2021 http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/145 Wed, 15 Dec 2021 00:00:00 +0000 Estágios em tempos de Pandemia http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/146 <p>Testemunhos</p> Ana Bruno, Matilde Castanho Direitos de Autor (c) 2021 http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/146 Wed, 15 Dec 2021 00:00:00 +0000 Resenha http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/147 <p>Coelho, P.; Reis, A. I.; Bonixe, L. (org) (2021) Manual de Reportagem.<br>Covilhã: LABCOM</p> Alexandre Lambuzana, Raquel Marvão Direitos de Autor (c) 2021 http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/147 Tue, 30 Nov 2021 00:00:00 +0000