Posters

Autores

  • Amélia Marchão
  • Helder Henriques

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.24

Resumo

A construção e a divulgação do conhecimento constituem uma oportunidade para desenvolver relações de “cumplicidade científica” no âmbito do trabalho em Educação. A interação entre docentes, estudantes e profissionais em Educação de Infância permite o aprofundamento e a complementaridade de modelos formativos em contextos educativos onde é assumida a centralidade da Pedagogia em Participação e, consequentemente, da criança enquanto sujeito com direitos e competências.

Inspirados pelas considerações anteriores, no âmbito do encontro Diálogos em Educação III realizado em 2017, docentes da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (ESECS‐IPP), profissionais em Educação de Infância e estudantes do Mestrado em Educação Pré‐Escolar, assumiram o desafio de construir materiais que refletissem a interação formativa, sobretudo, entre a instituição de ensino superior e os contextos educativos/profissionais.

Deste processo resultou a construção de cinco posters que versam sobre assuntos amplamente desenvolvidos no âmbito da formação proporcionada pela ESECS‐IPP onde está ancorada a revista Aprender: a Pedagogia em participação; o Estatuto da criança e as Orientações Curriculares em Educação Pré‐Escolar (OCEPE).

É exatamente sobre estas grandes temáticas em Educação de Infância, a partir dos materiais então construídos e agora publicados com as adaptações necessárias, que o leitor pode conhecer e percorrer uma parte do trabalho que se vai desenvolvendo nesta instituição cuja matriz identitária é a Educação.

Downloads

Publicado

01-06-2018