Estatuto Editorial

Os objetivos prioritários da Revista Aprender visam: (i) a publicação de trabalhos de natureza científica e de investigação, tendo em vista a circulação do saber científico e o debate de ideias sobre as realidades educativas e formativas, sociais e culturais, nos domínios da formação, investigação e intervenção; (ii) o incentivo à produção e disseminação de trabalhos de investigação científica e de áreas de intervenção nos vários domínios de atuação da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre; (iii) a possibilidade de criar intercâmbios científicos e formativos entre docentes e outros profissionais da região, nacionais e internacionais; (iv) a criação de um espaço de publicação para docentes, investigadores e estudantes.

Linhas gerais de publicação:
A Revista Aprender publica trabalhos de natureza científica na área das Ciências da Educação e das Ciências Sociais, assumindo como linhas principais:

  • Educação (educação básica, secundária e superior; educação social, educação para…);
  • Formação de profissionais (educação básica, secundária e superior; educação social; serviço social; jornalismo e comunicação; turismo);
  • Problemáticas multidisciplinares.

Todas as propostas no formato de Artigo (revisão sistemática de literatura/estado da arte ou trabalhos de investigação) e de Relato de experiências (divulgação de experiências e projetos educativos/formativos ou de intervenção inovadores) são submetidas a revisão por pares. As propostas do tipo Recensão de livro ou tese, com carácter de divulgação, não são sujeitas ao processo de revisão por pares.
O processo de revisão por pares é realizado por pelo menos dois especialistas da Comissão Científica da revista ou outros especialistas na área temática da proposta, e dele podem advir as seguintes situações:

  • o artigo é aprovado por dois revisores sem propostas de alteração;
  • o artigo é aprovado por dois revisores, mas são propostas alterações a que os/as autores/as devem responder positivamente. Caso contrário, o artigo não será publicado;
  • o artigo que é aprovado por um revisor e não aprovado por outro será sujeito a nova revisão por um terceiro especialista;
  • o artigo não será publicado se não for aprovado por dois revisores.

Com base na revisão por pares, cabe à equipa editorial a decisão de publicação/ou de não publicação, sendo os/as autores/as notificados/as da decisão. Estes/as devem reenviar o documento completo para publicação através da plataforma da revista, onde já conste a informação sobre a autoria (nome(s), afiliação institucional, ID Orcid e endereço de correio eletrónico).

A gestão da publicação cabe à direção da revista, tendo como referência que mais de 50% dos artigos publicados em cada número devem ser de autores/as externos/as à instituição proprietária da revista.

A publicação de todos os artigos aprovados faz-se no número em produção, atendendo à periodicidade da revista (dois números por ano).