http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/issue/feed Revista Aprender 2021-12-15T11:21:40-00:00 Diretor da Revista Aprender aprender.esecs@ipportalegre.pt Open Journal Systems <p>Revista da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre</p> http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/138 Editorial 2021-12-14T13:26:25-00:00 Adriana Mello Guimarães asd@asd.pt Márcia Marat Grilo asd@asd.pt Cláudia Pacheco asd@asd.pt Luís Bonixe asd@asd.pt Nuno Fernandes asd@asd.pt Sónia Lamy asd@asd.pt <p>Editorial</p> 2021-12-15T00:00:00-00:00 Direitos de Autor (c) 2021 http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/139 Covid‐19 – informação e consumos na comunidade académica do IPP 2021-12-14T13:32:55-00:00 Adriana Mello Guimarães asd@asd.pt Luís Bonixe asd@asd.pt Nuno Fernandes asd@asd.pt Sónia Lamy asd@asd.pt <p>A 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a existência de uma nova pandemia global. De facto, em 2020 e 2021, os portugueses viveram dois longos momentos de confinamento que produziram uma modificação dos nossos hábitos. Como a comunidade do Instituto Politécnico de Portalegre enfrentou este momento? O consumo de notícias aumentou? Com base nas respostas de um inquérito a toda a comunidade académica do IPP, o presente artigo procura mapear os efeitos da pandemia no consumo de notícias.</p> 2021-12-15T00:00:00-00:00 Direitos de Autor (c) 2021 http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/140 Estratégias de comunicação digital do IPP em tempos pandémicos 2021-12-15T10:58:17-00:00 Cláudia Pacheco asd@asd.pt Hermelinda Trindade Carlos asd@asd.pt Márcia Marat Grilo asd@asd.pt Vera Barradas asd@asd.pt <p>Neste artigo analisa‐se a forma como se desencadearam os processos de comunicação no Instituto Politécnico de Portalegre, num momento particularmente difícil, inesperado e ímpar. Perante a que já se considera ser a mais feroz crise sanitária do presente século, a COVID‐19, que obrigou o mundo a parar, o Politécnico de Portalegre passou a funcionar à distância fazendo da comunicação digital o único instrumento para chegar junto dos seus públicos.<br>Partindo da comunicação digital, foram contextualizadas e caracterizadas três categorias de comunicação: institucional, COVID‐19 e emocional. Analisaram‐se qualitativamente os conteúdos difundidos nas diversas plataformas digitais do Politécnico, no período compreendido entre os dias 9 de março (data do primeiro comunicado do Sr. Presidente) e 18 de maio de 2020 (data do início da segunda fase de desconfinamento), com o objetivo de observar os procedimentos adotados pela Instituição na gestão da comunicação neste contexto.<br>O contributo científico deste artigo assenta no estudo dos processos de comunicação que foi necessário manter e reinventar de forma fluida, ágil e adaptada aos públicos‐alvo. Esta nova dinâmica comunicacional espelha o Politécnico de Portalegre como uma instituição aberta, inclusiva e sustentável.</p> 2021-12-15T00:00:00-00:00 Direitos de Autor (c) 2021 http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/141 O papel da Comunicação Interna em tempos de pandemia: uma resposta à crise da Covid‐19 2021-12-15T11:03:20-00:00 Rosália Rodrigues asd@asd.pt <p>A comunicação organizacional é responsável pela criação e fortalecimento da identidade e imagem de uma organização, por meio de ações que promovam o diálogo e a interação com seus públicos, sejam eles internos (colaboradores e funcionários) ou externos (clientes, parceiros, imprensa e sociedade em geral).<br>E, através da comunicação feita para os públicos, a organização dá a conhecer o comportamento organizacional da instituição, a sua missão, visão, e os valores e políticas orientadoras das práticas de trabalho, bem como os objetivos, enquanto instituição.<br>Assim, as instituições têm de repensar as formas e os meios privilegiados de comunicação, agilizandoos face às mudanças, crises e disrupções.<br>Partindo do princípio de que, no presente, a estrutura social concreta é a da sociedade‐rede, a estrutura social que caracteriza a sociedade no início do século XXI, uma estrutura social construída ao redor das redes digitais de comunicação, neste artigo, propomo‐nos refletir acerca do papel que a comunicação interna teve durante a pandemia e no futuro próximo.</p> 2021-12-15T00:00:00-00:00 Direitos de Autor (c) 2021 http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/142 A Comunicação em Saúde em tempos de Pandemia: que determinantes sociais? 2021-12-15T11:06:38-00:00 Isabel De Santiago asd@asd.pt <p>Neste artigo, pretendemos refletir sobre a comunicação em saúde pública (CSP), um conceito de compreensão muito alargada e multidisciplinar. Discutimos e desconstruímos algumas ideias relacionadas com os direitos sociais na saúde pública. Finalmente, considerando a pertinência das estratégias de comunicação em saúde pública (ECSP) ou das estratégias de comunicação de crise em saúde pública (ECCSP) – Pandemia SARS‐COV2 – consideramos que é mandatório desenhar uma estratégia com os campos Comunicação em Saúde (CS), que envolva os seguintes elementos: Público‐Alvo (PA) + Mensagens‐chave (MC) + Produtos de comunicação (PC) = Ganhos em Saúde (GS).</p> 2021-12-15T00:00:00-00:00 Direitos de Autor (c) 2021 http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/143 Audiovisual e interação: práticas semióticas contemporâneas 2021-12-15T11:09:54-00:00 Carolina Mandaji asd@asd.pt <p>Neste trabalho pretendemos uma reflexão sobre o audiovisual como uma prática semiótica contemporânea com características estéticas que promovem uma interação, a partir de experiências sensíveis propostas. Partimos, para isso, dos conceitos de tecnologia (Rudiger) e da narrativa audiovisual como manifestação (Barthes). Ampliamos a discussão buscando ‐ historicamente – explicar os momentos diferentes por quais passou o cinema e o audiovisual, com uma atenção especial aos conceitos de cinema interativo (Parente, 2007); de imersão de Janet Murray (2003) e de práticas de interação de Eric Landowski (2014). Por fim, observamos sob o olhar destes conceitos o videoclipe “De repente”, da banda brasileira Skank.</p> 2021-12-15T00:00:00-00:00 Direitos de Autor (c) 2021 http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/144 As Rotinas Jornalísticas como arma contra as Fake News 2021-12-15T11:12:43-00:00 Margarida Batista asd@asd.pt <p>A informação manipulada com o propósito de se fazer passar por notícia tem gerado grande desconfiança dos cidadãos em relação aos média, numa sociedade que não está preparada para lidar com este género de situação. Os próprios media, tentando manter‐se como pioneiros das notícias, tentam também delinear estratégias de combate à desinformação. E a responsabilidade só aumenta se falarmos de agências noticiosas, como a Agência Lusa. Neste sentido, e numa primeira abordagem, recorremos a autores como Fontcuberta (2002), Kovach &amp; Rosenstiel (2004) ou Ryfe (2012) de modo a discutirmos o conceito de verdade aplicado ao jornalismo, bem como a relevância das rotinas jornalísticas. Em seguida, e com base na observação direta das dinâmicas aplicadas na Lusa, além da análise de três entrevistas realizadas a profissionais da agência, identificaremos os principais mecanismos utilizados no combate às fake news, procurando ainda estimular a reflexão das seguintes questões:<br>1. A Agência Lusa atua de forma direta na luta contras as fake news?<br>2. As rotinas jornalísticas, como a verificação ou o contraditório, são respeitadas enquanto métodos de combate à desinformação?<br>3. A Lusa identifica‐se como agente ativo na estimulação da literacia mediática?<br>No final, tentaremos discuti‐las enquanto mecanismos de combate manipulação informativa.</p> 2021-12-15T00:00:00-00:00 Direitos de Autor (c) 2021 http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/145 Jornalismo Regional e a COVID‐19: O Caso do Alto Alentejo 2021-12-15T11:15:49-00:00 Tiago Miguel Silva asd@asd.pt <p>Testemunhos</p> 2021-12-15T00:00:00-00:00 Direitos de Autor (c) 2021 http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/146 Estágios em tempos de Pandemia 2021-12-15T11:18:27-00:00 Ana Bruno asd@asd.pt Matilde Castanho asd@asd.pt <p>Testemunhos</p> 2021-12-15T00:00:00-00:00 Direitos de Autor (c) 2021 http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/147 Resenha 2021-12-15T11:21:40-00:00 Alexandre Lambuzana asd@asd.pt Raquel Marvão asd@asd.pt <p>Coelho, P.; Reis, A. I.; Bonixe, L. (org) (2021) Manual de Reportagem.<br>Covilhã: LABCOM</p> 2021-11-30T00:00:00-00:00 Direitos de Autor (c) 2021