Jornalismo e Comunicação: Contributos para a construção de um novo modelo de formação

Autores

  • Pedro Coelho

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.50

Palavras-chave:

Ensino do Jornalismo; Academia; Mercado; Público; Comunicação

Resumo

O papel que o jornalismo desempenha na democracia, contribuindo para a sua proteção e, simultaneamente, enriquecendo-a (produzindo informação que promove a comunicação entre os membros da comunidade), exige que o estudemos, com o propósito de contribuirmos para a preservação dos valores que o estruturam.
Este artigo assume a formação académica (e o estudo do jornalismo) como a via de acesso ao processo de reconstrução do jornalismo. Se os cursos em jornalismo/ comunicação estão a ser, cada vez mais e um pouco por todo o mundo, a porta de entrada na profissão, a academia deve assumir centralidade no processo, formando profissionais que estabeleçam um compromisso com o público. A receita é complexa: profissionais que resistam aos condicionalismos impostos pelo mercado, que fazem o jornalismo vacilar, e que ao mesmo tempo respondam criticamente, inovando, produzindo alternativa, às necessidades do mercado. Este percurso reclama uma maior aproximação entre academia e mercado; uma aproximação construtiva que não aniquile a identidade de nenhuma das partes.

Downloads

Publicado

01-06-2015

Como Citar

Jornalismo e Comunicação: Contributos para a construção de um novo modelo de formação. (2015). Aprender, 35, 5-24. https://doi.org/10.58041/aprender.50

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>