Mais que Ensinar, Educar. Mais que uma Comunidade, Uma Família - o TEIP no Agrupamento de Escolas José Régio

Autores

  • Joana Silva
  • Luiza Mira
  • Elisete Diogo
  • Tatiane Valduga

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.133

Palavras-chave:

Projeto Educativo, desigualdades sociais, Política de Educação, Agrupamento de Escolas José Régio, Programa TEIP

Resumo

O programa TEIP ‐ Territórios Educativos de Intervenção Prioritária emerge como resposta política dirigida à prevenção e redução do abandono escolar precoce e do absentismo, e da indisciplina, e paralelamente à promoção do sucesso educativo, inscrevendo‐se em 136 agrupamentos/ escolas. Apresenta‐se o projeto TEIP do Agrupamento de Escola José Régio, Portalegre. Um estudo que dá voz aos intervenientes da comunidade escolar, suportado em i) entrevistas aplicadas a cinco atores sociais, a diretora do agrupamento de escolas; a coordenadora do projeto TEIP; a assistente social; a presidente da Associação de Pais do Agrupamento; e um aluno, e paralelamente, em ii) informação documental, literatura específica, legislação e documentos orientadores da unidade orgânica. Sublinha‐se as medidas e ações estratégicas implementadas para dar resposta às problemáticas identificadas junto da
população escolar.

Downloads

Publicado

26-05-2021

Como Citar

Mais que Ensinar, Educar. Mais que uma Comunidade, Uma Família - o TEIP no Agrupamento de Escolas José Régio. (2021). Aprender, 41, 32-48. https://doi.org/10.58041/aprender.133

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)