Quando o Alentejo é notícia: a representação do Alentejo nos meios noticiosos nacionais

Autores

  • Patrícia Ascensão

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.26

Palavras-chave:

Jornalismo; Alentejo; RTP; TVI; Antena 1; TSF; Público; Correio da Manhã

Resumo

Sabemos que os meios de comunicação contribuem para a estruturação do espaço público através do seu papel de mediação na sociedade e que possuem uma função social central na construção das sociedades democráticas atuais. Sabemos também que eles, através dos conteúdos que difundem, constroem a realidade e que existe uma relação direta entre a agenda mediática e a agenda pública.
O presente artigo resulta da investigação desenvolvida pela autora no contexto da dissertação de mestrado e teve como objetivo central estudar a forma como a região do Alentejo está representada nos meios de comunicação tradicionais, a partir do estudo de caso de seis órgãos de comunicação nacionais. Partindo da teoria sociológica da construção social da realidade aplicada ao trabalho jornalístico, que procura responder à eterna pergunta: porque é que as notícias são como são?, pretendemos contribuir para um maior conhecimento dos meios de comunicação nacionais e de que forma a região Alentejo é por eles representada.

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Publicado

01-12-2017

Como Citar

Quando o Alentejo é notícia: a representação do Alentejo nos meios noticiosos nacionais. (2017). Aprender, 37, 5-19. https://doi.org/10.58041/aprender.26

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