Promoção da igualdade de género e prevenção de situações de bullying em contexto associativo

Autores

  • Ana Rita Russo Mestre em Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco, Instituto Politécnico de Portalegre

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.160

Palavras-chave:

igualdade de género, bullying, estereótipos de género

Resumo

O sexismo, a discriminação, a desigualdade e a violência baseada no género bem como as situações de bullying baseadas em estereótipos de género constituem problemáticas que estão presentes na sociedade atual. De modo a prevenir estas problemáticas surgiu o programa “Promoção da igualdade de género e prevenção do bullying em crianças em contexto associativo”, que foi conduzido com sete crianças dos cinco aos nove anos. O programa (com sete sessões) seguiu um plano experimental, isto é, contou com dois grupos que foram submetidos a um pré-teste e a um pós-teste. Participou ainda um terceiro grupo de uma faixa etária superior. Os resultados revelam que os três grupos evidenciaram estereótipos de género no pré-teste: o GE mais do que o GC e os mais novos mais do que os mais velhos. No pós-teste constatou-se a mesma situação entre os mais novos. Os objetivos do programa foram parcialmente atingidos pois nem todas as crianças do GE alteraram os seus estereótipos de género. Contudo é fulcral continuar a abordar estas problemáticas neste contexto em particular.

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Publicado

20-12-2022

Como Citar

Promoção da igualdade de género e prevenção de situações de bullying em contexto associativo. (2022). Aprender, 44, 35-55. https://doi.org/10.58041/aprender.160

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