Temas transversais em textos literários: um olhar sobre a revista Ciência hoje das crianças de 2011

Autores

  • Flávia Brocchetto Ramos
  • Lovani Volmer
  • Melina Sauer Giacomin

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.101

Palavras-chave:

temas transversais, revista Ciência hoje das crianças, literatura

Resumo

À escola cabe, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), a formação integral dos alunos. O documento prevê o trabalho com temas transversais, um conjunto de assuntos que devem ser trabalhados na escola, porque expressam valores e conceitos de cidadania, bem como são temáticas de abrangência e urgência para a sociedade brasileira atual. Com base nisso, analisamos duas seções da revista infantojuvenil Ciência hoje das crianças de 2011, “Baú de histórias” e “Poesia e companhia”, as quais apresentam textos literários, no intuito de averiguar a possibilidade de se trabalhar temas transversais a partir desses textos. Percebeu-se que essa proposta é viável, ou seja, o texto literário, além de promover a refl exão crítica e colocar o aluno em contato com aqueles direitos que, consoante Candido (1995), são imensuráveis, alimentam a alma, e pode ser uma ferramenta para adentrar na temática transversal, propiciando a formação de um leitor competente.

Downloads

Publicado

01-06-2013

Como Citar

Ramos, F. B., Volmer, L., & Giacomin, M. S. (2013). Temas transversais em textos literários: um olhar sobre a revista Ciência hoje das crianças de 2011. Aprender, 33, 123-131. https://doi.org/10.58041/aprender.101