As Rotinas Jornalísticas como arma contra as Fake News

A Agência Lusa como agente ativo da literacia mediática

Autores

  • Margarida Batista

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.144

Resumo

A informação manipulada com o propósito de se fazer passar por notícia tem gerado grande desconfiança dos cidadãos em relação aos média, numa sociedade que não está preparada para lidar com este género de situação. Os próprios media, tentando manter‐se como pioneiros das notícias, tentam também delinear estratégias de combate à desinformação. E a responsabilidade só aumenta se falarmos de agências noticiosas, como a Agência Lusa. Neste sentido, e numa primeira abordagem, recorremos a autores como Fontcuberta (2002), Kovach & Rosenstiel (2004) ou Ryfe (2012) de modo a discutirmos o conceito de verdade aplicado ao jornalismo, bem como a relevância das rotinas jornalísticas. Em seguida, e com base na observação direta das dinâmicas aplicadas na Lusa, além da análise de três entrevistas realizadas a profissionais da agência, identificaremos os principais mecanismos utilizados no combate às fake news, procurando ainda estimular a reflexão das seguintes questões:
1. A Agência Lusa atua de forma direta na luta contras as fake news?
2. As rotinas jornalísticas, como a verificação ou o contraditório, são respeitadas enquanto métodos de combate à desinformação?
3. A Lusa identifica‐se como agente ativo na estimulação da literacia mediática?
No final, tentaremos discuti‐las enquanto mecanismos de combate manipulação informativa.

Downloads

Publicado

15-12-2021

Como Citar

As Rotinas Jornalísticas como arma contra as Fake News: A Agência Lusa como agente ativo da literacia mediática. (2021). Aprender, 42, 73-78. https://doi.org/10.58041/aprender.144

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>