A transdisciplinaridade e a cocriação aplicada ao processo de aprendizagem social: um estudo de caso no âmbito da metodologia Demola

Autores

  • Tatiane Valduga Instituto Politécnico de Portalegre
  • Ana Balão Instituto Politécnico de Portalegre

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.182

Palavras-chave:

cocriação, transdisciplinaridade, formação, ensino superior, matriz de enquadramento lógico

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar, discutir e analisar a importância nos processos de aprendizagem da construção coletiva para uma edificação de uma instituição de ensino superior aberta para a comunidade e preocupada em dar contributos para o desenvolvimento de uma sociedade colaborativa e sustentável. Para tal propósito, a cocriação, através de olhares transdisciplinares, aplicada a um desafio no âmbito do turismo, mostra-se uma ferramenta fulcral nos processos de aprendizagem voltada para as necessidades da comunidade. Nessas abordagens de cocriação e de colaboração, valorizam-se os diferentes atores e saberes na edificação e difusão de novos conhecimentos. Conclui-se que esse modelo pode incrementar novos contextos de aprendizagem e impulsionar uma cultura de aprendizagem voltada para uma responsabilidade comunitária. Estimular a cocriação pode encontrar no ensino superior um forte aliado para a construção de uma sociedade mais colaborativa, e com isso mais sustentável. O estudo integra o projeto designado “Link me Up: 1000 Ideias - Sistema de Apoio à Cocriação de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo", desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Portalegre entre outras instituições de ensino, com apoio financeiro da União Europeia.

Biografias do Autor

  • Tatiane Valduga, Instituto Politécnico de Portalegre

    ORCID ID 0000-0001-6283-9117

  • Ana Balão, Instituto Politécnico de Portalegre

    ORCID ID 0000-0003-3744-3764

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

Valduga, T., & Balão, A. (2023). A transdisciplinaridade e a cocriação aplicada ao processo de aprendizagem social: um estudo de caso no âmbito da metodologia Demola. Aprender, 45, 58-69. https://doi.org/10.58041/aprender.182