Announcements

  • Call for Papers | Aprender n.º 49. Central issue: Life, Heritage and Territorialities

    30-06-2024

    The unifying theme of no 49 of Aprender, Vida, Património e Territorialidades (Life, Heritage and Territorialities), aims at being a challenge for those who work in Social and Human Sciences to share their reflections, research, case studies, essays or reviews with the magazine's community of readers.

    Read more about Call for Papers | Aprender n.º 49. Central issue: Life, Heritage and Territorialities
  • Call for Papers | Aprender n.º 50. Tema central: Fundamentos e perspetivas: Avaliar a importância da educação socioemocional em contexto escolar

    14-11-2024

    Coordenação do Tema central:  Sabina Valente, Centro de Investigação em Saúde e Ciências Sociais (Care), Instituto Politécnico de Portalegre;  Abílio Afonso Lourenço, Universidade do Minho.

    Coordenação do Tema central:  Sabina Valente, Centro de Investigação em Saúde e Ciências Sociais (Care), Instituto Politécnico de Portalegre;  Abílio Afonso Lourenço, Universidade do Minho.

    O número 50 da Revista Aprender dedica-se à importância da educação socioemocional. O tema central: “Fundamentos e perspetivas: Avaliar a importância da educação socioemocional em contexto escolar” sugere uma abordagem tanto teórica quanto prática, indicando uma revisão abrangente da importância da educação socioemocional em contexto escolar. A aprendizagem socioemocional é fundamental para o desenvolvimento das crianças e jovens e para o sucesso na transição para a vida adulta. Este número convida à apresentação de estudos que examinem e considerem as teorias, as relações com outras variáveis e medidas de avaliação de programas que promovam as competências socioemocionais, desde a infância até à idade adulta. Sabendo-se que desenvolver competências socioemocionais através da educação não é apenas importante, mas uma exigência essencial aos desafios futuros, encorajamos uma vasta gama de submissões desde estudos teóricos a empíricos para integrarem este número da Revista Aprender.

    OBJETIVO:

    O objetivo principal deste número é reunir resultados de estudos que explorem e avaliem a relevância da educação socioemocional no contexto escolar, dando destaque a fundamentos teóricos, práticas pedagógicas e à influência no desenvolvimento integral dos alunos.

    Convidamos à submissão de artigos que abordem, por exemplo, os seguintes objetivos específicos (mas não se limitando aos mesmos):

    • Identificar os principais conceitos, teorias e abordagens relacionados às competências socioemocionais e à sua aplicação em contexto escolar.
    • Propor reflexões críticas e contribuir para a literatura científica sobre o papel da educação socioemocional no desenvolvimento humano e na melhoria da qualidade da educação.
    • Identificar práticas pedagógicas e estratégias didáticas que promovam a educação socioemocional em diferentes níveis de ensino.
    • Avaliar os benefícios da educação socioemocional no desenvolvimento dos alunos (na aprendizagem, no comportamento, na saúde e bem-estar, …).
    • Apresentar evidências científicas e práticas bem-sucedidas que destaquem a importância da educação socioemocional na comunidade educativa.
    • Explorar como a tecnologia e métodos inovadores podem apoiar a prática socioemocional nas salas de aula.
    • Investigar a avaliação de educadores, professores, alunos e/ou famílias sobre a implementação de programas de competências socioemocionais.
    • Identificar os principais desafios e barreiras que educadores e professores enfrentam ao aplicar programas de educação socioemocional.
    • Propor recomendações que reforcem a implementação da educação socioemocional considerando fatores como a formação de educadores e professores.

    Submissão de artigosaté 20 de julho de 2025 

    Revisão por paresaté 30 de setembro de 2025

    Notificação aos/às autores/as sobre os resultados da revisão por pares: até 15 de setembro de 2025

    Submissão final dos artigos aceitesaté 25 de outubro de 2025

    Publicação: dezembro de 2025

    Todas as submissões devem seguir as instruções para autores/as disponíveis em: http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/about/submissions

    Read more about Call for Papers | Aprender n.º 50. Tema central: Fundamentos e perspetivas: Avaliar a importância da educação socioemocional em contexto escolar