Call for Papers | Aprender n.º 50. Tema central: Fundamentos e perspetivas: Avaliar a importância da educação socioemocional em contexto escolar
Coordenação do Tema central: Sabina Valente, Centro de Investigação em Saúde e Ciências Sociais (Care), Instituto Politécnico de Portalegre; Abílio Afonso Lourenço, Universidade do Minho.
O número 50 da Revista Aprender dedica-se à importância da educação socioemocional. O tema central: “Fundamentos e perspetivas: Avaliar a importância da educação socioemocional em contexto escolar” sugere uma abordagem tanto teórica quanto prática, indicando uma revisão abrangente da importância da educação socioemocional em contexto escolar. A aprendizagem socioemocional é fundamental para o desenvolvimento das crianças e jovens e para o sucesso na transição para a vida adulta. Este número convida à apresentação de estudos que examinem e considerem as teorias, as relações com outras variáveis e medidas de avaliação de programas que promovam as competências socioemocionais, desde a infância até à idade adulta. Sabendo-se que desenvolver competências socioemocionais através da educação não é apenas importante, mas uma exigência essencial aos desafios futuros, encorajamos uma vasta gama de submissões desde estudos teóricos a empíricos para integrarem este número da Revista Aprender.
OBJETIVO:
O objetivo principal deste número é reunir resultados de estudos que explorem e avaliem a relevância da educação socioemocional no contexto escolar, dando destaque a fundamentos teóricos, práticas pedagógicas e à influência no desenvolvimento integral dos alunos.
Convidamos à submissão de artigos que abordem, por exemplo, os seguintes objetivos específicos (mas não se limitando aos mesmos):
- Identificar os principais conceitos, teorias e abordagens relacionados às competências socioemocionais e à sua aplicação em contexto escolar.
- Propor reflexões críticas e contribuir para a literatura científica sobre o papel da educação socioemocional no desenvolvimento humano e na melhoria da qualidade da educação.
- Identificar práticas pedagógicas e estratégias didáticas que promovam a educação socioemocional em diferentes níveis de ensino.
- Avaliar os benefícios da educação socioemocional no desenvolvimento dos alunos (na aprendizagem, no comportamento, na saúde e bem-estar, …).
- Apresentar evidências científicas e práticas bem-sucedidas que destaquem a importância da educação socioemocional na comunidade educativa.
- Explorar como a tecnologia e métodos inovadores podem apoiar a prática socioemocional nas salas de aula.
- Investigar a avaliação de educadores, professores, alunos e/ou famílias sobre a implementação de programas de competências socioemocionais.
- Identificar os principais desafios e barreiras que educadores e professores enfrentam ao aplicar programas de educação socioemocional.
- Propor recomendações que reforcem a implementação da educação socioemocional considerando fatores como a formação de educadores e professores.
Submissão de artigos: até 20 de julho de 2025
Revisão por pares: até 30 de setembro de 2025
Notificação aos/às autores/as sobre os resultados da revisão por pares: até 15 de setembro de 2025
Submissão final dos artigos aceites: até 25 de outubro de 2025
Publicação: dezembro de 2025
Todas as submissões devem seguir as instruções para autores/as disponíveis em: http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/about/submissions