Call for Papers | Aprender n.º 48. Tema central: Educação de Infância: Alargar horizontes, repensar práticas

01-04-2024

O número 48 da Revista Aprender dedica-se à educação de infância perseguindo o triplo propósito de compor um retrato diversificado de quotidianos da creche e do jardim de infância (JI); das relações que ali coexistem entre educadoras/es, educadoras/es e crianças e entre crianças, e de ângulos de observação e de análise que se traduzam numa educação relacional, holística e inclusiva.

Com a organização deste número temático procura-se contribuir para que as/os profissionais da EI ampliem e aprofundem o leque de possibilidades para repensarem as inúmeras configurações educativas da creche e do JI, desafiando-as/os a deslocarem a sua atenção para o que, a todo o momento, “dizem” as crianças, afinal, a razão de ser do seu trabalho, mesmo que estas se manifestem diferentemente. Entendidas como seres sociais curiosos e inteligentes, e interlocutores e participantes ativos nos mundos com que contactam, este reconhecimento e compreensão das crianças requer que os/as adultos/as repensem práticas educativas e pedagógicas capazes de romper com a mesmice, renovando-as a partir da novidade por elas trazida todos os dias.

 

OBJETIVO:

O objetivo deste número é reunir resultados de pesquisas que problematizam questões educativas e pedagógicas amplas e diversas em contextos de creche e/ou de JI e que aí exploram os modos dinâmicos e agênticos de envolvimento e de participação de bebés e/ou crianças nas suas relações com os seus pares e/ou com os/as adultos/as.

Convidamos à submissão de artigos que abordem, por exemplo (mas não se limitando a estes temas):

  • Conhecimentos e práticas quotidianas: dos espaços, tempos e atividades aos processos educativos e de socialização em creche e em JI;
  • Construção de identidades: classe social, género, sexualidade, etnia, nacionalidade, crença religiosa, idade e geração;
  • Cuidar e educar: a construção da profissionalidade na creche e JI;
  • Expressão das desigualdades na Educação de Infância: pobreza, discriminação, racismo;
  • Direitos, cidadania e resistências;
  • Linguagens, corpos, artes e performances.

 

Coordenação do Tema central: Catarina Tomás e Manuela Ferreira

 

Submissão de artigosaté 26 de julho de 2024 

Revisão por paresaté 18 de setembro de 2024

Notificação aos/às autores/as sobre os resultados da revisão por paresaté 22 de setembro de 2024

Submissão final dos artigos aceitesaté 8 de outubro de 2024

Publicação: dezembro de 2024