Call for Papers | Aprender n.º 47. Tema central: Comunicação e Turismo

22-03-2024

Convidamos investigadores e profissionais das áreas da Comunicação e do Turismo interessados a submeter artigos originais e contribuições para uma edição especial da revista Aprender, centrada na compreensão do turismo como um fenómeno social e comunicacional. Este número procura contribuir para ampliar o conhecimento sobre a interseção entre Comunicação e Turismo, que tem vindo a ser acentuada com a crescente utilização dos meios digitais.

Neste contexto, salientamos a importância crucial de um planeamento estratégico de comunicação para fazer face à crescente competitividade, sustentabilidade e digitalização do setor. Exploramos o papel fundamental da comunicação na criação e promoção da imagem turística de destinos, organizações e produtos turísticos, salientando a sua influência no sucesso e na atratividade dos atores turísticos no mercado globalizado.

Além disso, a nossa edição pretende incluir contributos que abordem as especificidades da comunicação digital em turismo, nomeadamente o papel desta na gestão e distribuição de destinos e produtos turísticos, na divulgação de práticas de sustentabilidade, na gestão de relacionamentos com  os stakeholders do setor, na divulgação de informação e influência do visitante na sua tomada de decisão da viagem no envolvimento do visitante e  das comunidades locais no processo de cocriação da experiência turística.

Valorizamos estudos que explorem teorias, práticas e estudos de caso que incidam na relação dinâmica entre Turismo e Comunicação, fornecendo insights para profissionais e académicos de ambas as áreas.

 

Coordenação do Tema central: Adriana Guimarães, Gorete Dinis, Márcia Grilo

 

Submissão de artigosaté 1 de junho de 2024

Revisão por paresaté 8 de junho de 2024

Notificação aos/às autores/as sobre os resultados da revisão por paresaté 11 de junho de 2024

Submissão final dos artigos aceitesaté 22 de junho de 2024

Publicaçãojunho de 2024

 

Para submeter a sua proposta deve consultar e cumprir escrupulosamente as orientações para autores/as constantes do ficheiro “Instruções para Autores/as”, caso contrário as propostas não serão aceites. Por favor, consulte as Instruções para Autores/as (http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/about/submissions)