“Eu traduzo a linguagem da escola”

educação na sombra e as práticas educativas de explicadoras em comunidades tradicionais brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.241

Palavras-chave:

comunidades de pescadores, explicadoras, Pedagogia da Hospitalidade, Teoria das Representações Sociais

Resumo

O artigo objetiva compreender as práticas educativas das explicadoras que atuam em duas comunidades de pescadores localizadas às margens da Baía de Guanabara, no estado do Rio de Janeiro, Brasil. As explicadoras são profissionais docentes, em geral mulheres, que atuam em comunidade periféricas, ensinando estudantes com dificuldades, que são organizados em pequenas turmas. O suporte teórico está pautado na Pedagogia Social, na perspectiva da Pedagogia da Hospitalidade, de Isabel Baptista, e na Teoria das Representações Sociais, na abordagem societal, de Willem Doise, com foco na primeira etapa do seu modelo tridimensional, as crenças em comum. A metodologia está baseada na análise retórico-filosófica dos discursos obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com as participantes, no total de 07. Podemos apontar dos dados obtidos com a pesquisa que as explicadoras possuem crenças em comum de que a sua atividade é diferenciada daquela existente no sistema oficial de ensino, pois conseguem traduzir a linguagem da escola para os estudantes, sendo reconhecidas pelas comunidades em que atuam. Observarmos também a presença da alteridade e dos laços sociais, nas práticas educativas desenvolvidas pelas explicadoras, que consideram o aluno na sua individualidade, acolhendo-o e respeitando, de forma ética, a sua história de vida e a sua inserção no espaço comunitário.

Biografias do Autor

  • Profª. Ma. Raquel Ribeiro Costa da Cunha Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Doutoranda em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais (UERJ/FFP, 2025), Mestre em Educação (UNESA, 2023), Mestre em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais (UERJ/FFP, 2025), Especialista em Gestão Escolar, Supervisão e Orientação Pedagógica e Educacional (UNESA, 2022), Especialista em Estudos Literários (UERJ, 2007), Especialista em Psicopedagogia (UNIVERSO, 2006). Graduação em Letras - Língua Portuguesa (UNESA, 2005). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Fora da Sala de Aula (UERJ/FFP). Professora do Estado do Rio de Janeiro. Experiência nas áreas de Educação e de Psicopedagogia

  • Prof. Dr Arthur Vianna Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores - FFP. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais - PPGEDU/FFP-UERJ. Coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula - FFP/UERJ. Pesquisas desenvolvidas a partir dos seguintes campos do saber: Psicologia Social (Teoria das Representações Sociais), Pedagogia Social (Práticas Educativas, Formação Docente Ampliada e Grupos em situação de Empobrecimento), Filosofia (Filosofia Aristotélica, Retórica e Fenomenologia na abordagem transcendental) e Psicanálise (Abordagem Sándor Ferenczi).

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Publicado

30-06-2025

Edição

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Como Citar

Ribeiro Costa da Cunha Ferreira, R., & Vianna Ferreira, A. (2025). “Eu traduzo a linguagem da escola”: educação na sombra e as práticas educativas de explicadoras em comunidades tradicionais brasileiras. Aprender, 49, 47-61. https://doi.org/10.58041/aprender.241