“Oi meu amigo, dá aqui um abraço”
Entrelaçamento afetivos, étnico-raciais e de gênero nas relações sociais num contexto de educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.58041/aprender.220Palavras-chave:
educação infantil, relações sociais, afetos, perspectiva das criançasResumo
O presente artigo reúne dados de uma pesquisa de mestrado, realizada numa instituição de Educação Infantil Municipal pública no Brasil, com um grupo de 14 meninos e 11 meninas com faixa etária entre 4 e 5 anos. Destas, dez crianças do grupo são brancas, oito pardas e sete crianças são pretas. A partir de um Estudo de Caso Etnográfico em Educação reuniu-se dados por meio de observação participante do cotidiano. O diário de campo foi o recurso principal no registro, empregado com a intenção de relatar momentos e ações significativas, sendo utilizados também registros fotográficos e audiovisuais para subsidiar a observação. Dentre os dados dos registros de campo, emergiram três dimensões nas relações sociais estabelecidas entre as crianças: relações afetivas, étnico-raciais e de gênero. As análises dos registros selecionados buscam dar relevo para a realidade nas/das relações afetivas e como estas se entrecruzam com as relações étnico-raciais e de gênero, evidenciando suas tramas relacionais na constituição pessoal e social de meninas e meninos. Por meio dos afetos construídos e partilhados, testemunhou-se vivências significativas que ultrapassam as barreiras do preconceito na valorização das diferenças étnico-racial e de gênero.
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