“Oi meu amigo, dá aqui um abraço”

Entrelaçamento afetivos, étnico-raciais e de gênero nas relações sociais num contexto de educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.220

Palavras-chave:

educação infantil, relações sociais, afetos, perspectiva das crianças

Resumo

O presente artigo reúne dados de uma pesquisa de mestrado, realizada numa instituição de Educação Infantil Municipal pública no Brasil, com um grupo de 14 meninos e 11 meninas com faixa etária entre 4 e 5 anos. Destas, dez crianças do grupo são brancas, oito pardas e sete crianças são pretas. A partir de um Estudo de Caso Etnográfico em Educação reuniu-se dados por meio de observação participante do cotidiano. O diário de campo foi o recurso principal no registro, empregado com a intenção de relatar momentos e ações significativas, sendo utilizados também registros fotográficos e audiovisuais para subsidiar a observação. Dentre os dados dos registros de campo, emergiram três dimensões nas relações sociais estabelecidas entre as crianças: relações afetivas, étnico-raciais e de gênero. As análises dos registros selecionados buscam dar relevo para a realidade nas/das relações afetivas e como estas se entrecruzam com as relações étnico-raciais e de gênero, evidenciando suas tramas relacionais na constituição pessoal e social de meninas e meninos. Por meio dos afetos construídos e partilhados, testemunhou-se vivências significativas que ultrapassam as barreiras do preconceito na valorização das diferenças étnico-racial e de gênero.

Biografias do Autor

  • Lucilene Morais Agostinho, Prefeitura Municipal de Florianópolis

    Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação PPGE/UFSC na linha de pesquisa: Educação e Infância. Pesquisadora das Relações Étnico-raciais na educação infantil com ênfase nos Estudos Críticos da Branquitude. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa da Educação na Pequena Infância - NUPEIN/UFSC. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2009). Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, atuando na área da Educação Infantil desde 2009.

  • Márcia Buss-Simão, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professora na Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Metodologia de Ensino - UFSC/MEN e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha Educação e Infância. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Realizou parte de seu doutoramento na Goethe Universität de Frankfurt am Main na Alemanha com bolsa DAAD no período de dezembro de 2009 a abril de 2011. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005-2007) na linha de pesquisa Educação e Infância. Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). Realizou estágio pós-doutoral de 2012 a 2013 na Universidade Federal de Santa Catarina com bolsa REUNI sob supervisão de Eloisa Acires Candal Rocha no Programa de Pós-Graduação em Educação com a temática: Professoras de Educação Infantil: uma análise da constituição da docência no contexto Catarinense. Está como editora da Revista Zero-a-Seis e Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/UFSC). Vice-coordenadora do GT07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos da ANPEd (2021-2023) e Coordenadora do GT07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos da ANPEd (2024-2025).

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Publicado

17-12-2024

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Como Citar

Agostinho, L. M. ., & Buss-Simão, M. (2024). “Oi meu amigo, dá aqui um abraço”: Entrelaçamento afetivos, étnico-raciais e de gênero nas relações sociais num contexto de educação infantil. Aprender, 48, 71-83. https://doi.org/10.58041/aprender.220