O contributo da intervenção socioeducativa no desenvolvimento de competências pessoais/profissionais

Authors

  • Maria Ribeiro Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança
  • Marilia Castro Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Bragança - Membro integrado do CI&DEI

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.169

Keywords:

educação social, intervenção socioeducativa, competências, educadores sociais.

Abstract

Perante uma realidade sociocomunitária cada vez mais complexa, a reconfiguração da intervenção socioeducativa apresenta-se como de imperativa necessidade. Ao educador social é solicitada a construção de respostas consistentes e eficazes às atuais necessidades da comunidade. A educabilidade e a capacitação de competências de caráter dinâmico, flexível e sistemático, tem nesta profissão um enfoque técnico e interventivo de uma responsabilidade promotora de renovação e de transformação pessoal e coletiva, assumindo este profissional um papel que há muito ultrapassou os designados contextos sociais desfavorecidos e de risco. A formação pedagógica surge aliada a uma atenta perceção social e coloca esta multiplicidade de desafios e dificuldades. Delineou-se, assim, a questão-problema: Qual o contributo da intervenção socioeducativa para o desenvolvimento de competências pessoais/profissionais? Como instrumento de recolha de dados, optou-se pelo inquérito por questionário aplicado online a alunos de Educação Social de uma IES (amostra probabilística). Destacam-se nas conclusões deste estudo, as relações interpessoais, a autonomia, a responsabilidade, o desenvolvimento do saber ser e saber estar e a capacidade de escuta, como competências que consideram ter desenvolvido e, ainda, que o estágio é uma componente a valorizar no seu percurso académico e na sua formação como futuros educadores sociais.

Published

20-12-2022

How to Cite

Ribeiro, M., & Castro, M. (2022). O contributo da intervenção socioeducativa no desenvolvimento de competências pessoais/profissionais. Aprender, 44, 25-34. https://doi.org/10.58041/aprender.169