Inteligência artificial na avaliação e no feedback formativo no ensino superior em Cabo Verde
DOI:
https://doi.org/10.58041/aprender.261Palavras-chave:
avaliação automatizada, feedback formativo, perceção dos estudantes, inteligência artificial, ensino superiorResumo
Este artigo analisa a perceção dos estudantes do ensino superior em Cabo Verde em relação ao uso da Inteligência Artificial (IA) nos processos de avaliação e feedback formativo. O estudo adotou uma abordagem mista, exploratória e descritiva, combinando questionários online para a recolha de dados quantitativos e qualitativos. A amostra foi composta por 86 estudantes de graduação de duas universidades cabo-verdianas, com o questionário validado por especialistas e aprovado pela comissão de ética do Instituto Politécnico de Bragança. Os resultados indicam que 44,7% dos estudantes acreditam que a IA pode tornar a avaliação mais justa e eficiente, enquanto 40,7% expressam dúvidas e 15,1% não acreditam nessa possibilidade. Quanto ao feedback automatizado, os principais benefícios identificados foram rapidez na resposta (60,5%), personalização segundo as necessidades individuais (50%) e objetividade baseada em dados (44,2%), seguidos por feedback contínuo (36%), sugestões de recursos (34,9%) e incentivo à autoavaliação (31,4%). A análise qualitativa das respostas abertas permitiu complementar esses resultados, evidenciando perceções sobre a interação pedagógica, a confiança na tecnologia e, também, possíveis limitações. Conclui-se que a integração da IA na avaliação e no feedback formativo oferece benefícios significativos para a aprendizagem, mas deve ser orientada por princípios éticos e pedagógicos, garantindo que a tecnologia complemente, e não substitua, o papel do professor.
Referências
Aguiar, J. J. B. (2023). Inteligência artificial e tecnologias digitais na educação: oportunidades e desafios. Open Minds International Journal, 4(2), 183-188. https://doi.org/10.47180/omij.v4i2.215
Bessa, C. P., Mimoso, M. J., & Machado, I. (2025). The use of AI by Portuguese Higher Education students. In Business Sustainability: Innovation in Entrepreneurship & Internalization: Proceedings of ISPGAYA Congress 2024 (pp. 1-15). Vila Nova de Gaia, Portugal: Springer. https://hdl.handle.net/11328/6647
Boulay, B. du (2023). Inteligência artificial na educação e ética. RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning, 6(1), e202303. https://doi.org/10.34627/redvol6iss1e202303
Braz, A., & Chenoll, A. (2024). O processo de avaliação num contexto online na era da Inteligência Artificial: Um duplo desafio. RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning, 7(1), e202412-e202412. https://doi.org/10.34627/redvol7iss1e202412
Chan, C. K. Y., & Hu, W. (2023). Students’ voices on generative AI: perceptions, benefits, and challenges in higher education. International Journal of Educational Technology in Higher Education, 20, Article 43. https://doi.org/10.1186/s41239-023-00411-8
Giraffa, L., & Khols-Santos, P. (2023). Inteligência Artificial e Educação: conceitos, aplicações e implicações no fazer docente. Educação em Análise, 8(1), 116-134. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n1p116
Moura, A., & Carvalho, A. A. (2023). Literacia de prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação. RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning, dezembro, e202308-e202308. https://doi.org/10.34627/redvol6iss2e202308
Pedra, R. R. (2024). Uso do metaverso e da inteligência artificial no processo de ensino-aprendizagem. Revista Ilustração, 5(2), 91-113. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i2.304
Santos-Pereira, C., Ferreira, M. J., Sobral, S. R., Durão, N., & Moreira, F. (2024). Enhancing Higher Education in Portugal: Leveraging Generative Artificial Intelligence for Learning-Teaching Process. European Conference on e-Learning (ECEL) (pp. 289-298). https://doi.org/10.34190/ecel.23.1.2503
Silveira, L. S. da, & Santos, R. T. dos (2023). Formação de professores e o uso das tecnologias digitais na sala de aula. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, 13. https://doi.org/10.35699/2237-6658.2023.26785
Vieira, L., & Brazão, J. P. G. (2022). Ambientes de aprendizagem: Do real ao imersivo. Journal of Research and Knowledge Spreading, 3(1), e13486. https://doi.org/10.20952/jrks3113486
Yan, Y., Wu, B., Pi, J., & Zhang, X. (2025). Perceptions of AI in Higher Education: Insights from Students at a Top-Tier Chinese University. Education Sciences, 15(6), Article 735. https://doi.org/10.3390/educsci15060735
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Djamila Pires, Bruno F. Gonçalves, Elza Mesquita

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.

