Inteligência artificial na avaliação e no feedback formativo no ensino superior em Cabo Verde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.261

Palavras-chave:

avaliação automatizada, feedback formativo, perceção dos estudantes, inteligência artificial, ensino superior

Resumo

Este artigo analisa a perceção dos estudantes do ensino superior em Cabo Verde em relação ao uso da Inteligência Artificial (IA) nos processos de avaliação e feedback formativo. O estudo adotou uma abordagem mista, exploratória e descritiva, combinando questionários online para a recolha de dados quantitativos e qualitativos. A amostra foi composta por 86 estudantes de graduação de duas universidades cabo-verdianas, com o questionário validado por especialistas e aprovado pela comissão de ética do Instituto Politécnico de Bragança. Os resultados indicam que 44,7% dos estudantes acreditam que a IA pode tornar a avaliação mais justa e eficiente, enquanto 40,7% expressam dúvidas e 15,1% não acreditam nessa possibilidade. Quanto ao feedback automatizado, os principais benefícios identificados foram rapidez na resposta (60,5%), personalização segundo as necessidades individuais (50%) e objetividade baseada em dados (44,2%), seguidos por feedback contínuo (36%), sugestões de recursos (34,9%) e incentivo à autoavaliação (31,4%). A análise qualitativa das respostas abertas permitiu complementar esses resultados, evidenciando perceções sobre a interação pedagógica, a confiança na tecnologia e, também, possíveis limitações. Conclui-se que a integração da IA na avaliação e no feedback formativo oferece benefícios significativos para a aprendizagem, mas deve ser orientada por princípios éticos e pedagógicos, garantindo que a tecnologia complemente, e não substitua, o papel do professor.

Biografias do Autor

  • Djamila Pires, Instituto Politécnico de Bragança
    É Mestre em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação e Formação pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB), com foco em novas metodologias para o uso da inteligência artificial na avaliação.  
  • Bruno F. Gonçalves, Instituto Politécnico de Bragança

    É Doutor em Ciências da Educação com Especialidade em Tecnologia Educativa, Mestre em TIC na Educação e Formação e Licenciado em Informática de Gestão. Exerce funções de professor adjunto convidado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. É membro integrado do Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CITeD) do Instituto Politécnico de Bragança. Dedica-se à investigação científica em vários domínios de atuação relacionados com as ciências da educação, as tecnologias educativas, a formação docente, ensino online e inteligência artificial.

  • Elza Mesquita, Instituto Politécnico de Bragança

    Professora coordenadora no Departamento de Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Bragança. Mestre em Ciências da Educação, doutora em Estudos da Criança e pós-doutorada em Ciências da Educação (Supervisão Pedagógica). Diretora do curso de Licenciatura em Educação Básica (2013-2021). Autora de livros científicos, capítulos de livros e artigos científicos. Subcoordenadora do Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) (2018-2021) e membro integrado do CIEB (2018-2024). Membro integrado do Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CITeD). Membro das equipas dos seguintes projetos: “Projeto Piloto - Prevenir para melhorar Bragança”, “As vozes das famílias e crianças em situações de vulnerabilidade social e económica”, “Interculturalidade na fronteira entre Espanha e Portugal”, “Dismode” e “Im-pro-in-de”. 

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Publicado

23-12-2025

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Como Citar

Pires, D., F. Gonçalves, B., & Mesquita, E. (2025). Inteligência artificial na avaliação e no feedback formativo no ensino superior em Cabo Verde. Aprender, 50, 116-127. https://doi.org/10.58041/aprender.261