O Projeto Nós Propomos! Pequenos Grandes Cidadãos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.246

Palavras-chave:

Geografia, projeto, escola, cidadania territorial, problemas

Resumo

A tradição escolar da Geografia reparte-se entre o estudo do mundo e o do país, sendo desvalorizada a escala local, que é, contudo, defendida, desde o século XVII, para os primeiros anos de escolaridade. Com génese no Ensino Secundário, o Projeto Nós Propomos!, a que no 1.º ciclo do Ensino Básico acresce a designação de Pequenos Grandes Cidadãos, desafia as crianças a identificarem problemas locais e a apresentarem propostas para a sua resolução. O projeto pode ser desenvolvido por grupos de alunos ou, maioritariamente, é realizado no âmbito do grupo-turma, onde há maior protagonismo do docente. O Nós Propomos! é desenvolvido em vários países e com bons resultados. Mais do que os projetos desenvolvidos pelos alunos, alguns deles já concretizados, assiste-se a um importante desenvolvimento da educação cidadã.

Biografia do Autor

  • Sérgio Claudino, Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa

    Centro de Estudos Geográficos e Laboratório Associado TERRA, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa

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Publicado

30-06-2025

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Como Citar

Claudino, S. (2025). O Projeto Nós Propomos! Pequenos Grandes Cidadãos. Aprender, 49, 34-46. https://doi.org/10.58041/aprender.246