Cartografia geoecológica e da paisagem em Erechim (RS)
contributos para a gestão territorial municipal
DOI:
https://doi.org/10.58041/aprender.244Palavras-chave:
Análise espacial, Geoecologia, Planejamento, ErechimResumo
O recorte espacial desta pesquisa, o município de Erechim, localizado na porção centro-norte do Estado do Rio Grande do Sul, é caracterizado pela diversificação paisagística local, dos elementos físico-naturais e usos da terra, que se encontram estruturalmente determinados sobretudo pelas condições geoecológicas locais. Este estudo tem como objetivo desenvolver uma análise geoecológica da área de influência de Erechim, considerando, para isso, a dinâmica das paisagens e a vulnerabilidade. O estudo teve como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo, e trabalhos de mapeamento. Com base na revisão cartográfica/bibliográfica e dados advindos das inspeções de campo, elaborou-se mapa das unidades ambientais do município de Erechim, na escala de 1:50.000. Este mapa, combinado ao contexto altimétrico da área em estudo, destaca para Erechim três Unidades Ambientais (UAs) principais: (1) UA1 – Setor das Cabeceiras; (2) UA2 – Setores Intermédios; (3) UA3 – Setores Terminais. Baseando-se nos valores de alcance das UAs de Erechim e as condições ambientais, esta análise tem apontado para um padrão não aleatório da distribuição destas UAs, que parecem possuir uma distribuição estruturalmente determinada por processos geoecológicos específicos. Como principal destaque deste trabalho é sublinhado a significativa fragilidade da área dado os condicionalismos da sua zona de influência, com alerta para a alta taxa de transformação dos ecossistemas locais.
Referências
Ab’Sáber, A. N. (2003). Os domínios de natureza do Brasil: Potencialidades paisagísticas (3ª ed.). Ateliê Editorial.
Bertalanffy, L. von. (1973). Teoria geral dos sistemas. Vozes.
Beroutchachvili, N., & Bertrand, G. (1978). Le géosystème ou “système territorial naturel”. Revue Géographique des Pyrénées et du Sud-Ouest, 49(2), 167-180.
Bertrand, G. (1978). Paisagem e geografia física global: Esboço metodológico. Cadernos de Ciências da Terra, Instituto de Geografia (USP), 18, 1-4.
Chorley, R. J., & Haggett, P. (1974). Modelos integrados em geografia. Livros Técnicos e Científicos, Ed. da USP.
Christofoletti, A. (1979). Análise de sistemas em geografia. Hucitec/Edusp.
Christofoletti, A. (1986). Significância da teoria de sistemas em geografia física. Boletim de Geografia Teorética, 16-17(31-34), 5-20.
Monteiro, C. A. F. (2000). Geossistemas: A história de uma procura. Contexto.
Morais, A. N. S., & Oliveira-Costa, J. L. P. (2023). O que é geoecologia das paisagens? Elementos para uma síntese. Ciência Geográfica, 27, 1094-1113.
Oliveira-Costa, J. L. P. (2022). Geografia, ecologia e paisagem: Reflexões didáticas e científicas no âmbito do ensino. In A. Fernandes, C. Cravo, & F. Velez de Castro (Orgs.), Desafios do currículo escolar no século XXI (vol. 1, pp. 1-51). Editora da Universidade de Coimbra.
Passos, M. M. (2022). O GTP aplicado ao estudo do meio ambiente. In J. L. Oliveira-Costa, A. A. Zacharias, & A. M. Pancher (Orgs.), Métodos e técnicas no estudo da dinâmica da paisagem física nos países da CPLP – Comunidade dos Países de Expressão Portuguesa (vol. 1, pp. 1-50). EUMED – Universidade de Málaga.
Rodriguez, J. M. M., Silva, E. D., & Cavalcanti, A. P. B. (2004). Geoecologia da paisagem: Uma visão geossistêmica da análise ambiental. EDUFC.
Rougerie, G., & Beroutchachvili, N. (1991). Géosystèmes et paysages: Bilan et méthodes. Armand Colin Éditeur.
Sochava, V. B. (1977). O estudo dos geossistemas: Métodos em questão. Boletim do Instituto de Geografia da USP, 16, 1-20.
Tricart, J. (1977). Ecodinâmica. IBGE/SUPREN.
Troppmair, H. (1985). Geografia física ou geografia ambiental? Modelos de geografia integrada. Boletim de Geografia Teorética, 15(29-30), 3-15.
Vitte, A. C. (2007). O desenvolvimento do conceito de paisagem e a sua inserção na geografia física. Mercator: Revista de Geografia da UFC, 6(11), 71-78.
Von Humboldt, A. (1869). Kosmos: Entwurf einer physischen Weltbeschreibung. Cotta.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Jorge Luis Oliveira-Costa, Stephen Orlly Orelus

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.

