O papel do descomprometimento moral dos professores face ao cyberbullying: Desafios para a formação
DOI:
https://doi.org/10.58041/aprender.205Palavras-chave:
cyberbullying, descomprometimento moral, professores, intervenção, formaçãoResumo
O cyberbullying é um dos grandes desafios que os professores enfrentam na sua prática profissional e tem um grande impacto no bem‐estar dos alunos. O descomprometimento moral tem uma grande importância neste fenómeno, pois refere‐se a mecanismos sociocognitivos que os indivíduos utilizam para justificar ações moralmente repreensíveis. O presente estudo pretende explorar os mecanismos de descomprometimento moral presentes no discurso de professores em relação a situações de cyberbullying, e compreender o seu papel em relação à forma como lidam com estas situações. Realizaram‐se 63 entrevistas individuais e semiestruturadas a professores do 3.º ciclo do Ensino Básico no contexto português. Os resultados da análise de conteúdo revelam que os professores utilizam principalmente o deslocamento e a difusão de responsabilidade. Adicionalmente, os professores atribuem gravidade a estas situações e reconhecem o seu impacto negativo nas vítimas. Apesar da utilização destes mecanismos, os professores consideram ter um papel importante na intervenção, contudo necessitam de tomar consciência da utilização que fazem destes mecanismos e do impacto negativo que podem ter na resolução. Estes resultados evidenciam a necessidade de se desenvolverem formações para professores, focadas no papel do descomprometimento moral na forma como os professores lidam com situações de cyberbullying.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Paula da Costa Ferreira, Nádia Salgado Pereira, Sofia Mateus Francisco, Natália Kishida Danilevicius, Ana Margarida Veiga Simão
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.