O papel do descomprometimento moral dos professores face ao cyberbullying: Desafios para a formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.205

Palavras-chave:

cyberbullying, descomprometimento moral, professores, intervenção, formação

Resumo

O cyberbullying é um dos grandes desafios que os professores enfrentam na sua prática profissional e tem um grande impacto no bem‐estar dos alunos. O descomprometimento moral tem uma grande importância neste fenómeno, pois refere‐se a mecanismos sociocognitivos que os indivíduos utilizam para justificar ações moralmente repreensíveis. O presente estudo pretende explorar os mecanismos de descomprometimento moral presentes no discurso de professores em relação a situações de cyberbullying, e compreender o seu papel em relação à forma como lidam com estas situações. Realizaram‐se 63 entrevistas individuais e semiestruturadas a professores do 3.º ciclo do Ensino Básico no contexto português. Os resultados da análise de conteúdo revelam que os professores utilizam principalmente o deslocamento e a difusão de responsabilidade. Adicionalmente, os professores atribuem gravidade a estas situações e reconhecem o seu impacto negativo nas vítimas. Apesar da utilização destes mecanismos, os professores consideram ter um papel importante na intervenção, contudo necessitam de tomar consciência da utilização que fazem destes mecanismos e do impacto negativo que podem ter na resolução. Estes resultados evidenciam a necessidade de se desenvolverem formações para professores, focadas no papel do descomprometimento moral na forma como os professores lidam com situações de cyberbullying.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

Ferreira, P., Pereira, N., Francisco, S., Danilevicius, N., & Veiga Simão, A. M. (2023). O papel do descomprometimento moral dos professores face ao cyberbullying: Desafios para a formação. Aprender, 46, 57-72. https://doi.org/10.58041/aprender.205