Literacia crítica, literatura e formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico: educar para a construção de uma cidadania crítica
DOI:
https://doi.org/10.58041/aprender.199Palavras-chave:
literacia crítica, literatura, formação de professores.Resumo
Os novos modos de ser, pensar e intervir nas sociedades atuais impelem a uma reflexão sobre o papel da educação linguística em geral e da educação literária em particular, na construção do mundo em que queremos viver e desafiam a repensar a formação inicial de futuros educadores. Assim, pretende-se no âmbito deste artigo, dar conta de dados de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, realizado no âmbito da formação de estudantes de mestrado profissionalizante, futuros professores dos primeiros anos de escolaridade do ensino básico português, relativo às suas perceções sobre a relevância de uma educação para a literacia crítica, com a literatura, nos primeiros anos de escolarização formal e respetivos modos pedagógicos de a construir.
Através de exercícios de problematização e intervenção didáticas, realizados em contexto de aula de Didática do Português, foi possível conhecer e problematizar perceções de literacia crítica e modos de a abordar na educação infantil, em ordem a poder ajudar os estudantes a refletir sobre as potencialidades de uma pedagogia crítica da literacia potenciadora do exercício precoce de uma cidadania comprometida.
Os dados desafiam e sustentam a relevância de pensar a formação inicial de professores dos níveis iniciais de educação, considerando modelos de literacia potenciadores de uma pedagogia da literacia crítica.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Maria José Gamboa
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.