Movimento Ser Família em Comunidade:
quando a infância inspira o desenvolvimento comunitário
DOI:
https://doi.org/10.58041/aprender.190Palavras-chave:
Família, Comunidade, Desenvolvimento da infância, Desenvolvimento social e comunitárioResumo
É na infância que se estabelecem as bases para o desenvolvimento e para a aprendizagem. A qualidade dos ambientes de pertença e de participação das crianças – o ambiente familiar; a casa (condições de habitação, acesso a saneamento básico e conforto); a escola; o bairro (os jardins e espaços públicos); o sentimento de segurança; o acesso a transportes, lazer, desporto, cultura e o acesso a serviços, nomeadamente de cuidado e de educação de infância – condicionam de forma determinante o seu desenvolvimento e as suas trajetórias de vida.
Este artigo relata a experiência de cocriação de um movimento de apoio ao desenvolvimento na infância que nasce do desejo partilhado de uma comunidade e que assegura que os ecossistemas de vivência das crianças e das suas famílias têm a qualidade necessária para responder aos seus interesses, necessidades e potencialidades. Investir na infância implica apoiar todas as famílias, com maior impacto naquelas que se encontram em situação de exclusão e/ou de vulnerabilidade, bem como contribuir para o desenvolvimento social e comunitário. Num sentido mais amplo, contribui para a construção do mundo em que queremos viver.
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