Nota Introdutória

Authors

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.233

Abstract

O número 48 da revista Aprender integra, no alinhamento com a sua política e escopo, uma secção dedicada ao Tema Central Educação de Infância: Alargar horizontes, repensar práticas, coordenado pelas editoras convidadas Catarina Tomás e Manuela Ferreira, a quem se agradece pela exímia dedicação e coordenação do Tema Central. A secção integra seis artigos alinhados com o “espírito” e os objetivos da Call anteriormente lançada.

A completar o número 48, incluem-se mais três artigos, também eles a versarem a Educação de Infância, e um relato de experiências.

Valorizando todos os trabalhos ora publicados, de modo particular, anotamos o facto de um dos/as autores/as, Mário Silva Freire, ter publicado, em 1987, no n.º 1 da revista Aprender, o artigo O construtivismo de Piaget e o desenvolvimento vocacional. Apraz-nos, volvidos 37 anos, publicar um novo contributo do autor, agora sujeito a peer review, sobre a temática da orientação vocacional, permitindo-nos deambular pela História da Educação.

O Tema Central escolhido para este número, coincidentemente, assinala o início de uma nova oferta formativa na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre, o Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Acreditamos que o número 48 nos/vos irá proporcionar boas leituras e, concomitantemente, promoverá a reflexão, sempre necessária à qualidade dos processos educativos e ao desenvolvimento profissional de cada um/a.

Por fim, assinala-se a continuidade de parceria com o Professor João Sequeira, da Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design do Instituto Politécnico de Portalegre, e os estudantes da Licenciatura de Design de Comunicação, neste caso o estudante Danilo Évora, ilustrador da presente capa.

Published

17-12-2024

Issue

Section

Articles

How to Cite

Marchão, A., & Martins, M. J. D. (2024). Nota Introdutória. Aprender, 48, 3. https://doi.org/10.58041/aprender.233