O ensino superior politécnico e a investigação científica: Outros caminhos e novos desafios/ oportunidades para a ESEP
DOI:
https://doi.org/10.58041/aprender.118Abstract
Com este texto propomo-nos contribuir para o debate em torno do lugar e da pertinência da investigação científica e tecnológica no âmbito da missão, das atribuições e das competências do ensino superior politécnico. Como referente empírico e fio condutor analítico discute-se a atual situação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre (ESE/IPP) no campo da investigação, incluindo uma referência à recente dinâmica observada no que concerne à frequência de programas doutorais por parte dos seus docentes e, perspetiva-se, embora num tom embrionário, um novo enquadramento institucional em matéria de investigação, atualmente em fase de discussão e arranque no âmbito do IPP, materializado na criação e consolidação de um Centro de Investigação próprio. Paralelamente, sintetiza-se um conjunto de referências explícitas ao tema da investigação espelhadas em vários normativos legais, à escala nacional e local/institucional. Finalmente, complementa-se a análise com recurso a alguns indicadores estatísticos recentes sobre a prática da investigação científica a nível nacional, com particular incidência na região do Alto Alentejo, território de influência e de ação direta da ESE/IPP.