Do sentir e do signifi car – uma leitura do papel das narrativas para o desenvolvimento emocional da criança
DOI:
https://doi.org/10.58041/aprender.85Palavras-chave:
relação, elaboração/pensamento, signifi cação, sentir e afetoResumo
Nesta comunicação, apresentamos um estudo longitudinal realizado com um grupo de crianças desde o pré-escolar até ao 2.º ano de escolaridade do Ensino Básico. Pretende-se perceber a importância do conto infantil enquanto fonte de imagens que a criança pode signifi car, transformando-as em imagens mentais, que fi cam disponíveis para serem usadas, criando circuitos neuronais, valorizando a vertente emocional do conhecimento e da aprendizagem, pela signifi cação promotora do bem-estar e incentivadora da regulação do afeto no desenvolvimento humano.
O estudo pretende contribuir para o conhecimento sobre o conto infantil, como fonte de conhecimento e de vivências emocionais, como organizador das relações interpessoais e como laboratório de experimentação para a elaboração dos afetos, apresentando igualmente pistas para uma refl exão sobre o papel do educador/adulto no desenvolvimento da criança.
A principal conclusão encontrada foi que as crianças deste estudo apresentavam uma elaboração mental (pensamento/resposta) com recurso a uma estratégia de equilibração emocional (resposta adaptativa).