A ética e a deontologia do jornalismo na era digital: a problemática da desinformação
DOI:
https://doi.org/10.58041/aprender.64Palavras-chave:
fake news, deontologia, ética, jornalismoResumo
Devido a uma multiplicidade de ferramentas e de recursos que surgiram com o aparecimento da internet, a produção de informação é cada vez mais fácil, seja em termos humanos ou económicos. Isso, aliado ao facto de vivermos numa era onde a informação viaja cada vez mais rápido, faz com que alguns princípios básicos do jornalismo, como o cruzamento de fontes e de informações, sejam cada vez menos praticados. Graças a isso, o fenómeno da desinformação tem vindo a aumentar e as fake news (tal como outros conteúdos) acabam por ver no ambiente digital o habitat preferencial para a sua difusão. Este tipo de conteúdos acaba por ter um efeito negativo na sociedade e na forma como esta encara o jornalismo. O presente artigo procura analisar qual o impacto das fake news no jornalismo, em termos éticos e deontológicos, como é que estas podem – ou devem – ser combatidas, procurando também ilustrar o atual panorama informativo em Portugal e a confiança que os portugueses têm no setor media.