Comunidades de aprendizagem sobre o abandono escolar precoce: o projeto School Safety Net

Autores

  • Margarida Morgado
  • Isabel Ferreira
  • Domingos Santos
  • Maria Luisa Panaças
  • Maria José Martins

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.37

Palavras-chave:

prevenção do abandono, experiencias, sucesso escolar

Resumo

No presente artigo descreve-se uma plataforma europeia de disseminação de recursos sobre a prevenção do abandono escolar precoce: School Safety Net (SSN). Procede-se a uma resenha descritiva e informativa desta rede nacional e europeia, privilegiando alguns dos seus princípios de organização: ser um espaço de partilha de experiências de professores, académicos e educadores sociais e apresentar o potencial de ser simultaneamente usado como uma comunidade de aprendizagem de diversos atores em educação: decisores políticos, diretores de escolas e agrupamentos, professores, alunos e pais ou encarregados de educação. Concomitantemente apresenta-se sumariamente a tipologia de recursos disponibilizados em linha e salienta-se a lógica de comunidade educativa aberta a outras entidades (parceiros associados). Neste âmbito apresentam-se os passos de envolvimento de professores e escolas como base da lógica de partilha de um projeto europeu que é desenvolvido com financiamento ao longo de dois anos e que se prevê sustentável para além do período de financiamento.

Downloads

Publicado

01-10-2015

Como Citar

Morgado, M., Ferreira, I., Santos, D., Panaças, M. L., & Martins, M. J. (2015). Comunidades de aprendizagem sobre o abandono escolar precoce: o projeto School Safety Net. Aprender, 36, 29-38. https://doi.org/10.58041/aprender.37