Educação Parental e Intervenção Precoce – duas dinâmicas na redução de riscos

Autores

  • Isabel Silva Ferreira
  • Conceição Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.36

Palavras-chave:

desenvolvimento infantil, família, formação parental

Resumo

O artigo aborda, em termo de quadro conceptual, diferentes tópicos desde a família, a conjugalidade e a parentalidade, aos estilos parentais, e aos comportamentos e estilos de vinculação, tentando compreender como estes constructos influenciam o desenvolvimento da criança. O objetivo final prende-se com a tentativa de compreender se os pais de crianças em risco ambiental ou familiar podem diminuir esse risco ao serem alvo de um programa de formação parental.
Destaca-se a importância da intervenção em Educação Parental como um bom contributo para modificar contextos e contribuir para o pleno desenvolvimento das crianças, sobretudo em situações de adversidade psicossocial. Justifica-se a importância da intervenção Precoce, com base na evolução das perspetivas do desenvolvimento, nomeadamente no modelo transacional e no modelo ecológico do desenvolvimento humano.

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Publicado

01-10-2015

Como Citar

Educação Parental e Intervenção Precoce – duas dinâmicas na redução de riscos. (2015). Aprender, 36, 8-28. https://doi.org/10.58041/aprender.36