Programa de competências sociais e o seu impacto em adultos com incapacidade intelectual
DOI:
https://doi.org/10.58041/aprender.262Palavras-chave:
competências sociais, incapacidade intelectual, programas de treino de competências sociaisResumo
A competência social é um conceito multidimensional que pressupõe um conjunto de comportamentos sociais adequados a cada contexto. Têm sido desenvolvidos alguns programas de treino de competências sociais para melhorar as relações interpessoais, mas poucos para indivíduos com incapacidade intelectual. Este estudo avaliou o impacto de um programa de competências sociais construído para ser aplicado a adultos com incapacidade intelectual ligeira ou moderada, recorrendo a um plano quasi-experimental. Utilizou-se em pré-teste e pós-teste, o Questionário de habilidades de interação social, cujas qualidades psicométricas foram analisadas para a população portuguesa. Participaram 16 mulheres, com idades compreendidas entre os 20 e os 37 anos, distribuídas equitativamente por um grupo experimental e por um grupo de controlo. O programa aplicado ao grupo experimental incidiu em competências de conversação, assertividade, resolução de problemas, competências sociais básicas. Os resultados indicam um aumento significativo das competências sociais totais, bem como melhorias específicas em conversação, resolução de problemas e competências sociais básicas. Embora não generalizáveis, os dados permitem concluir que o programa tem impacto.
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