O papel da liderança escolar na promoção de competências socioemocionais

Evidências de um estudo bibliométrico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.260

Palavras-chave:

competências socioemocionais, lideranças escolares, estudo bibliométrico

Resumo

Neste artigo, discutimos o papel das lideranças escolares na promoção das competências socioemocionais num contexto educativo marcado por desafios pedagógicos, organizacionais e emocionais. Partimos de uma visão holística e humanista da educação, defendendo a liderança pedagógica e transformadora como a mais adequada para promover climas escolares seguros, afetivos e inclusivos. O objetivo foi analisar como a liderança escolar contribui para o desenvolvimento de competências socioemocionais nos alunos. Como metodologia, foram usadas as análises bibliométrica e de conteúdo, em estudos identificados nas plataformas Google Scholar, Scopus e Web of Science. Após a seleção, nove publicações cumpriram os critérios de inclusão. Cerca de metade dos estudos destaca a relevância das competências de aprendizagem socioemocional dos líderes para práticas mais eficazes (empatia, consciência social, decisão responsável). Há evidência consistente de impacto no clima e na cultura escolar. Persistem barreiras: preparação insuficiente dos líderes, pressões por resultados académicos e constrangimentos sociopolíticos. Concluímos que as lideranças escolares são determinantes para a integração sustentável da aprendizagem socioemocional sendo importante repensar a formação de líderes, incorporando competências socioemocionais e políticas de apoio que consolidem ambientes educativos promotores do bem-estar e do sucesso.

Biografias do Autor

  • Ana Maria Cristóvão, Universidade de Évora, Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP)

    Ana Maria Cristóvão é doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora, mestre em Ciências da Educação com especialização em Avaliação Educacional pela Universidade de Lisboa e licenciada em Ciências da Educação pela mesma instituição. Para além da sua vasta formação académica, concluiu com sucesso um programa de pós-graduação em Inteligência Emocional e Saúde Mental no Instituto CRIAP, bem como um programa em Análise de Dados em Ciências Sociais no ISCTE. Atualmente, dá um contributo significativo à comunidade académica como investigadora no Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Além disso, ocupa o cargo de Professora Assistente Convidada no Departamento de Pedagogia e Educação, sublinhando a sua dedicação ao avanço do conhecimento e à promoção da excelência académica. Os interesses de investigação de Ana Maria Cristóvão abrangem uma gama diversificada de temas, incluindo sucesso académico, avaliação educacional, inovação pedagógica, formação de professores, administração escolar, bem-estar, inteligência emocional e educação emocional.

  • Sabina Valente, Instituto Politécnico de Portalegre, CARE - Centro de Investigação em Saúde e Ciências Sociais

    Sabina N. Valente é doutorada em Ciências da Educação: Psicologia da Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Professora adjunta no Instituto Politécnico de Portalegre. Investigadora integrada no CARE - Centro de Investigação em Saúde e Ciências Sociais (Instituto Politécnico de Portalegre), colaboradora no Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP) da Universidade de Évora e investigadora convidada na Faculdade de Educação da Universidade de Múrcia, nas áreas das ciências da educação/psicologia da educação.

  • Hugo Rebelo, Universidade de Évora, Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP)

    Hugo Rebelo possui uma combinação única de competências em gestão científica e tecnológica, educação e análise de dados. É gestor de ciência e tecnologia no Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, onde também é investigador. Licenciado em Biologia e Geologia (ensino), possui pós-graduações em Administração Escolar e Análise de Dados. É doutorando em Ciências da Educação, atualmente a trabalhar na sua tese na área da epistemologia e fundamentos das ciências da educação. Ao longo da última década, participou em vários projetos de investigação financiados pela União Europeia, com destaque para os projetos ENABLIN+ (541981-LLP-1-2013-1-BELEONARDO-LMP) e Think4Jobs (2020-1-EL01-KA203-078797). Nestes projetos, foi responsável pela conceção e implementação de módulos de formação e de currículos nas áreas da educação inclusiva e do pensamento crítico. Além da capacidade de elaborar conteúdos educativos interdisciplinares, possui a capacidade de analisar dados qualitativos e quantitativos com a utilização de vários softwares de análise estatística e de conteúdo.

Referências

Bailey, J., & Weiner, R. (2022). Interpreting social-emotional learning: How school leaders make sense of SEL skills for themselves and others. School Leadership Review, 16(2), Article 4.

Bardin, L. (2008). Análise de Conteúdo. Edições 70.

Bass, B. M. (1998). Transformational leadership: Industrial, military, and educational impact. Lawrence Erlbaum Associates.

Bomentre, R. A. (2019). Leadership effectiveness and social emotional learning competency skills in an urban school setting [Doctoral thesis, Graduate School of Education and Psychology/ Pepperdine University]. Pepperdine Digital Commons. https://digitalcommons.pepperdine.edu/etd/1043/

Carroll, A., Bower, J. M., Chen, H., Watterston, J., & Ferguson, A. (2022). Schoolwide approaches for promoting social and emotional well-being in Australian school contexts: focus group interviews with system and school stakeholders. American Journal of Education, 129(1), 109 138. https://doi.org/10.1086/721798

Cefai, C., & Cavioni, V. (2014). Social and emotional education in primary school: Integrating theory and research into practice. Springer. https://doi.org/10.1007/978-1-4614-8752-4

Chemers, M. M. (1997). An integrative theory of leadership. Lawrence Erlbaum Associates.

Collaborative for Academic Social and Emotional Learning (CASEL) (2003). Safe and Sound: An Educational Leader's Guide to Evidence-Based Social and Emotional Learning (SEL) Programs. https://casel.org/safe-and-sound-guide-to-sel-programs/

Collaborative for Academic Social and Emotional Learning (CASEL) (2012). Effective Social and Emotional Learning Programs: Preschool and Elementary School Edition. http://casel.org/wp-content/uploads/2016/01/2013-casel-guide-1.pdf

Collaborative for Academic Social Emotional Learning (CASEL) (2016). SEL Impact. http://www.casel.org/impact/

Costa, A. F. (2000). Sociologia das organizações. Celta Editora.

Cristóvão, A. M., Candeias A. A., & Verdasca, J. (2017). Social and emotional learning and academic achievement in Portuguese schools: a bibliometric study. Frontiers in Psychology, 8, 1913. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.01913

Day, C., Gu, Q., & Sammons, P. (2016). The impact of leadership on student outcomes: how successful school leaders use transformational and instructional strategies to make a difference. Educational Administration Quarterly, 52(2), 221-258. https://doi.org/10.1177/0013161X15616863

Durlak, J. A., Weissberg, R. P., Dymnicki, A. B., Taylor, R. D., & Schellinger, K. B. (2011). The impact of enhancing students’ social and emotional learning: a meta‐analysis of school‐based universal interventions. Child Development, 82(1), 405-432. https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.2010.01564.x

Elias, M. J. et al. (1997). Promoting Social and Emotional Learning: Guidelines for Educators. ASCD. https://earlylearningfocus.org/wp-content/uploads/2019/12/promoting-social-and-emotional-learning-1.pdf

Freeman, E., Wertheim, E. H., & Trinder, M. (2014). Teacher perspectives on factors facilitating implementation of whole school approaches for resolving conflict. British Educational Research Journal, 40(4), 847-868. https://doi.org/10.1002/berj.3116

Garner, P. W., & Gabitova, N. (2024). Teachers’ and school leaders’ perceptions of SEL programming across the globe - a focus group study. Community Psychology in Global Perspective, 10(1), 89-108. https://psycnet.apa.org/record/2024-93012-005

Hargreaves, A., & Shirley, D. (2012). The Global Fourth Way: The Quest for Educational Excellence. Corwin.

Hoy, W. K., & Miskel, C. G. (2015). Educational administration: Theory, research, and practice (9th ed.). McGraw-Hill Education.

Leithwood, K., Harris, A., & Hopkins, D. (2008). Seven strong claims about successful school leadership. School Leadership and Management, 28(1), 27-42. https://doi.org/10.1080/13632430701800060

Martins, G. O., Gomes, C., Brocardo, J., Pedroso, J., Carrilho, J., Silva, L., & Rodrigues, S. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Ministério da Educação. https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf

Ministério da Saúde. (2016). Manual de promoção de competências socioemocionais em meio escolar. Direção-Geral da Saúde.

Neely, A. (2005). The evolution of performance measurement research: Developments in the last decade and a research agenda for the next. International Journal of Operations & Production Management, 25(12), 1264–1277. https://doi.org/10.1108/01443570510633648

OECD. (2015). Skills for Social Progress: The Power of Social and Emotional Skills. OECD Publishing.

OECD (2021). Education at a Glance 2021: OECD Indicators. OECD Publishing.

Ouellette, R. R., Strambler, M. J., Genovese, M. A., Selino, S., Joyner, L., Sevin, S., Granzow, E., & Connors, E. H. (2024). Selecting, adapting and implementing classroom kernels for student social and emotional development and resilience in local elementary schools: a community - university partnership approach. School Mental Health, 16(3), 808-823. https://doi.org/10.1007/s12310-024-09639-9

Payton, J., Weissberg, R. P., Durlak, J. A., Dymnicki, A. B., Taylor, R. D., Schellinger, K. B., et al. (2008). The positive impact of social and emotional learning for kindergarten to eighth-grade students: findings from three scientific reviews. Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning.

Perrenoud, P. (2013). Desenvolver competências ou ensinar saberes? A escola que prepara para a vida. Penso Editora.

Renda, A. (2020). Socially and Emotionally Competent Leadership: How School-based Leadership Practices that Promote Social and Emotional Learning Opportunities Shape the Work of Mental Health Staff [Doctoral thesis, Lynch School of Education and Human Development/Boston college]. Boston College ProQuest.

Schonert-Rebichl, K. A. (2017). Social and emotional learning and teachers. OECD Publishing. https://doi.org/10.1787/eco_surveys-usa-2017-graph15-en

Silva, A. (2010). Liderança nas organizações educativas.

Sperling, M. (2021). The impact of adopting a social emotional learning approach on middle school teachers: An exploratory case study [Doctoral thesis/University of Oregon]. Scholars' Bank. https://hdl.handle.net/1794/26628

Valente, S. (2019). Competências socioemocionais: o emergir da mudança necessária. Revista Diversidades, 55, 10-15. https://www.madeira.gov.pt//Portals/15/documentos/1_DRE/PaginaPrincipal/Publicacoes/PublicacoesDRE/Revista_Diversidades/Revista_Diversidades55.pdf

Valente, S., & Almeida, L. S. (2020). Educação emocional no ensino superior: alguns elementos de reflexão sobre a sua pertinência na capacitação de futuros professores. Revista E-Psi, 9(1), 152-164. https://revistaepsi.com/artigo/2020-ano9-volume1-artigo10/

Weissberg, R., Durlak, J., Domitrovich, C., & Gullotta, T. (2015). Social and emotional learning: past, present, and future. In J. Durlak, C. Domitrovich, R. Weissberg, & T. Gullotta (Eds.), Handbook of Social and Emotional Learning (pp. 3-19). The Guilford Press.

World Economic Forum (2020). Schools of the Future Defining New Models of Education for the Fourth Industrial Revolution. World Economic Forum. http://www3.weforum.org/docs/WEF_Schools_of_the_Future_Report_2019.pdf

Yukl, G. (2002). Leadership in organizations (5th ed.). Prentice Hall.

Zins, J., Bloodworth, M., Weissberg, R., & Walberg, H. (2004). The scientific base linking social and emotional learning to school success. In J. E. Zins, R. P. Weissberg, M. C. Wang, & H. J. Walberg (Eds.), Building academic success on social and emotional learning: what does the research say? (pp. 3-22). Teachers College Press.

Downloads

Publicado

23-12-2025

Edição

Secção

Tema central

Como Citar

Cristóvão, A. M., Valente, S., & Rebelo, H. R. (2025). O papel da liderança escolar na promoção de competências socioemocionais: Evidências de um estudo bibliométrico. Aprender, 50, 31-50. https://doi.org/10.58041/aprender.260