O papel da mediação de pares na gestão de conflitos em contexto escolar

Autores

  • Iara Correia Instituto de Educação, Universidade do Minho
  • Regina Alves Centro de Investigação em Estudos da Criança | CIEC, Instituto de Educação, Universidade do Minho https://orcid.org/0000-0001-7189-5487

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.257

Palavras-chave:

Alunos-mediadores, educação, mediação, mediação escolar, mediação de pares

Resumo

Este estudo, desenvolvido numa Escola Básica de 2.º e 3.º ciclos, situada no Norte de Portugal, teve como objetivo avaliar o impacto de uma formação de mediação de pares nas atitudes e nos comportamentos dos alunos mediadores, pretendendo que os alunos fossem capacitados enquanto cidadãos ativos com valores sustentados e orientados para uma convivência positiva e cultura de paz. Sustentada pelos princípios da mediação, concebeu-se, implementou-se e avaliou-se uma formação de mediadores de pares, capacitando os alunos enquanto agentes de mudança com vista a contribuírem para o equilíbrio do ambiente escolar. A formação de mediação de pares foi composta por oito sessões de aproximadamente 60 minutos e, no âmbito da avaliação, foi possível compreender a evolução ao nível das atitudes e comportamentos dos alunos-mediadores na sua atuação no contexto escolar. Os resultados mostraram que os alunos-mediadores adquiriram conhecimentos e competências na área da mediação, especificamente acerca do processo, dos princípios e do papel de um mediador em contexto escolar, bem como melhorias autorrelatadas na atuação em situações de conflito. Estes resultados reforçam a necessidade de se investir na criação e desenvolvimento de espaços de mediação que promovam a inclusão social e a convivência positiva, cuja práxis fortalece a comunidade educativa e contribui para a construção de uma cultura de paz.

Biografias do Autor

  • Iara Correia, Instituto de Educação, Universidade do Minho

    Iara Marques Correia, natural de Braga, onde nasceu em 2000. Licenciada em Educação e Mestre em Educação, na área de especialização em Mediação Educacional pela Universidade do Minho, tendo concluído os estudos no ano de 2025. O seu interesse centra-se na mediação como ferramenta essencial para promover o diálogo e a cooperação em contexto escolar. Valoriza a partilha de experiências e o desenvolvimento de competências de mediação como meios para transformar escolas mais empáticas, colaborativas e humanas.

  • Regina Alves, Centro de Investigação em Estudos da Criança | CIEC, Instituto de Educação, Universidade do Minho

    É investigadora no Centro de Investigação em Estudos da Criança do Instituto de Educação da Universidade do Minho. É socióloga, mestre em Educação com especialização em Mediação Educativa e Supervisão e pós-graduada em Educação para a Saúde. Concluiu um doutoramento europeu em Ciências da Educação pela Universidade do Minho e pela Universidade de Santiago de Compostela (2022) e realizou um pós-doutoramento em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (2023). A sua investigação incide na promoção e na literacia em saúde e na saúde mental, concebendo, implementando e avaliando intervenções co-criadas com comunidades educativas. Participou em mais de uma dezena de projetos nacionais e internacionais e conta com uma produção científica consistente, incluindo artigos com revisão por pares, livros, relatórios e capítulos. Entre as distinções, destacam-se a Menção Honrosa do Prémio Lev S. Vygotsky (2023) e o prémio Emerald Outstanding Paper (2022).

Referências

Alonso-Rodríguez, I., Rodríguez-Mateos, A., & Morales-Romero, C. (2025). Restorative practices in reducing school violence: A systematic review of positive impacts on emotional wellbeing. Frontiers in Education, 10, 1520137. https://doi.org/10.3389/feduc.2025.1520137

Alves, C. (2012). Mediação e Gestão de Conflitos numa Escola básica do 2º e 3º Ciclo. [Dissertação de mestrado publicado]. Universidade de Lisboa. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/8035/1/ulfpie043080_tm.pdf

Burrell, N. A., Zirbel, C. S., & Allen, M. (2003). Evaluating peer mediation outcomes in educational settings: A meta-analytic review. Conflict Resolution Quarterly, 21(1), 7-26. https://doi.org/10.1002/crq.46

Cipriano, C., Strambler, M. J., Naples, L. H., et al. (2023). The state of evidence for social and emotional learning: A contemporary meta-analysis of universal school-based SEL interventions. Child Development, 94(6), 2245-2272. https://doi.org/10.1111/cdev.13968

Costa, E., & Santos, J. (2017). Diversidade cultural, convivência, conflito e mediação. Revista da – Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (UIIPS), 5(4), 45-46. https://recil.ulusofona.pt/server/api/core/bitstreams/74a10705-c210-4761-a681-e40cf7e1a408/content

Cunha, P., & Monteiro A. (2018). Gestão de conflitos na escola (1ªed). PACTOR.

Direção-Geral da Educação. (2019). Plano Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência. https://www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt/wp-content/uploads/2019/10/Plano-Escola-sem-Bullying-Escola-sem-Violencia.pdf

Direção-Geral da Educação. (2025). Relatório do grupo de trabalho sobre combate ao bullying nas escolas. DGE.

Ibarrola-García, S. (2024). Peer relationships: School mediation benefits for sustainable peace. Pastoral Care in Education, 42(3), 290-317. https://doi.org/10.1080/02643944.2023.2244500

Johnson, D. W., & Johnson, R. T. (1996). Conflict resolution and peer mediation programs in elementary and secondary schools: A review of the research. Review of Educational Research, 66(4), 459-506. https://doi.org/10.3102/00346543066004459

Lešková, L., & Haburajová Ilavská, L. (2023). Peer mediation as a means of eliminating conflict in the school environment. Journal of Education, Culture and Society, 14(1), 161-184. https://doi.org/10.15503/jecs2023.1.161.184

Machado, A. (2024). Mediação escolar: um novo olhar para os conflitos. [Dissertação de mestrado publicada]. RepositóriUM - Universidade do Minho. https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/93139/1/Ana%20Catarina%20Sousa%20Machado.pdf

Martins, L., & Viana, I. (2013). A mediação socioeducativa como agente da inclusão escolar – aprender a construir o sucesso escolar em conjunto. In Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 181-191). RepositóriUM - Universidade do Minho. https://hdl.handle.net/1822/33135

Meyer, A. E., Choi, S. Y., Tugendrajch, S., Rodriguez-Quintana, N., Smith, S. N., Koschmann, E., & Bilek, E. L. (2024). Matters of fidelity: School provider adherence and competence. Prevention Science, 25(6), 1105-1120. https://doi.org/10.1080/23794925.2024.2324770

Ministério da Administração Interna. (2023). Relatório Anual de Segurança Interna 2022 (RASI 2022). https://ssi.gov.pt

Ministério da Educação. (2019, 20 de setembro). Despacho n.º 8404-C/2019. Diário da República, 2.ª série, n.º 181. https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/8404-c-2019-124917029

Morgado, C., & Oliveira, I. (2009). Mediação em contexto escolar: transformar o conflito em oportunidade. Exedra: Revista Científica, 1, 43-56. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3398314

Mota, M. (2019). Educar para a Mediação em Contexto Escolar – Um projeto de intervenção/investigação num Agrupamento de Escolas. [Dissertação de mestrado publicada]. RepositóriUM - Universidade do Minho. https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/63704

Nunes, A., (2018). Diálogos e Práticas restaurativas nas escolas: Guia prático para Educadores. [Relatório publicado]. Ministério Público do Estado de São Paulo. https://efape.educacao.sp.gov.br/convivasp/wp-content/uploads/2019/11/Di%C3%A1logos-e-Pr%C3%A1ticas-Restaurativas-nas-Escolas.pdf

Queiroz, C., (2012). A mediação entre pares - uma estratégia para a prevenção e resolução de conflitos: estudo de caso numa escola do 3º ciclo do concelho de Felgueiras. [Tese de doutoramento publicada]. Universidade de Granada. http://hdl.handle.net/10481/26373

Schieber, E., Deveaux, L., Cotrell, L., Li, X., Lemon, S. C., Ash, A. S., MacDonell, K., Ghosh, S., Poitier, M., Rolle, G., Naar, S., & Wang, B. (2023). Maintaining program fidelity in a changing world: Implementation strategies for school-based programmes. Prevention Science, 24, 1381 1395. https://doi.org/10.1007/s11121-023-01614-1

Silva, C. (2014). Mediação de conflitos e formação de pares mediadores na comunidade escolar: um estudo numa escola secundária. [Dissertação de mestrado publicada]. RepositóriUM - Universidade do Minho. https://hdl.handle.net/1822/34837

Turnuklu, A., Kacmaz, T., Truk, F., Kalender, A., Sevkin, B., & Zengin, F. (2009). Helping students resolve their conflicts through conflict resolution and peer mediation training. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 1(1), 639-647. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2009.01.113

UNESCO. (2019). Behind the numbers: Ending school violence and bullying. UNESCO. https://www.unicef.org/documents/behind-numbers-ending-school-violence-and-bullying

Vinokur, E., Avinoam Y., Shalev M. M., Guy, I., Liatet, B. (2024). Social-based learning and leadership in school: Conflict management through experiential learning and role-plays. Frontiers in Social Psychology, 3, 1412968. https://doi.org/10.3389/frsps.2024.1412968

Wade, L., Leahy, A. A., Babic, M. J., Beauchamp, M. R., Smith, J. J., Kennedy, S. G., … Lubans, D. R. (2022). A systematic review and meta-analysis of the benefits of school-based peer-led interventions for leaders. Scientific Reports, 12, 21222. https://doi.org/10.1038/s41598-022-25662-9

Downloads

Publicado

23-12-2025

Edição

Secção

Tema central

Como Citar

Correia, I., & Alves, R. (2025). O papel da mediação de pares na gestão de conflitos em contexto escolar. Aprender, 50, 68-81. https://doi.org/10.58041/aprender.257