O papel da mediação de pares na gestão de conflitos em contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.58041/aprender.257Palavras-chave:
Alunos-mediadores, educação, mediação, mediação escolar, mediação de paresResumo
Este estudo, desenvolvido numa Escola Básica de 2.º e 3.º ciclos, situada no Norte de Portugal, teve como objetivo avaliar o impacto de uma formação de mediação de pares nas atitudes e nos comportamentos dos alunos mediadores, pretendendo que os alunos fossem capacitados enquanto cidadãos ativos com valores sustentados e orientados para uma convivência positiva e cultura de paz. Sustentada pelos princípios da mediação, concebeu-se, implementou-se e avaliou-se uma formação de mediadores de pares, capacitando os alunos enquanto agentes de mudança com vista a contribuírem para o equilíbrio do ambiente escolar. A formação de mediação de pares foi composta por oito sessões de aproximadamente 60 minutos e, no âmbito da avaliação, foi possível compreender a evolução ao nível das atitudes e comportamentos dos alunos-mediadores na sua atuação no contexto escolar. Os resultados mostraram que os alunos-mediadores adquiriram conhecimentos e competências na área da mediação, especificamente acerca do processo, dos princípios e do papel de um mediador em contexto escolar, bem como melhorias autorrelatadas na atuação em situações de conflito. Estes resultados reforçam a necessidade de se investir na criação e desenvolvimento de espaços de mediação que promovam a inclusão social e a convivência positiva, cuja práxis fortalece a comunidade educativa e contribui para a construção de uma cultura de paz.
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