Elementos cognitivos e emocionais no processo de ensino e aprendizagem
Pensar, sentir e agir
DOI:
https://doi.org/10.58041/aprender.255Palavras-chave:
Educação, aprendizagem, professores, alunosResumo
Este trabalho tem como objetivo relacionar diferentes bases teóricas para a elaboração de um alicerce que possibilite a articulação dos aspectos cognitivos e emocionais no processo de ensino e aprendizagem. Para tal, foi feita uma análise temática das principais obras dos referenciais que orientam este trabalho. David Ausubel e Marco Antonio Moreira são os autores que embasaram os conceitos de aprendizagem significativa e aprendizagem significativa crítica, respectivamente. John Mayer e Peter Salovey são as bases utilizadas para apresentar a inteligência emocional e suas potencialidades. De modo a complementar tais teorias são utilizados também os conceitos da perspectiva humanista de Carl Rogers, a autorregulação e autoeficácia de Albert Bandura, e a epistemologia da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana. Concluiu-se que existem quatro características básicas que devem ser tratadas com atenção em qualquer ação relacionada ao ensinar e ao aprender. A primeira é que a aprendizagem é individual para cada agente, a segunda é que cada agente tem responsabilidades no processo de aprender, a terceira é que as interações e a adaptabilidade ao ambiente influenciam o processo, e a última é que a manipulação devida da linguagem é essencial em todos os processos de ensino e aprendizagem.
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