Elementos cognitivos e emocionais no processo de ensino e aprendizagem

Pensar, sentir e agir

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.255

Palavras-chave:

Educação, aprendizagem, professores, alunos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relacionar diferentes bases teóricas para a elaboração de um alicerce que possibilite a articulação dos aspectos cognitivos e emocionais no processo de ensino e aprendizagem. Para tal, foi feita uma análise temática das principais obras dos referenciais que orientam este trabalho. David Ausubel e Marco Antonio Moreira são os autores que embasaram os conceitos de aprendizagem significativa e aprendizagem significativa crítica, respectivamente. John Mayer e Peter Salovey são as bases utilizadas para apresentar a inteligência emocional e suas potencialidades. De modo a complementar tais teorias são utilizados também os conceitos da perspectiva humanista de Carl Rogers, a autorregulação e autoeficácia de Albert Bandura, e a epistemologia da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana. Concluiu-se que existem quatro características básicas que devem ser tratadas com atenção em qualquer ação relacionada ao ensinar e ao aprender. A primeira é que a aprendizagem é individual para cada agente, a segunda é que cada agente tem responsabilidades no processo de aprender, a terceira é que as interações e a adaptabilidade ao ambiente influenciam o processo, e a última é que a manipulação devida da linguagem é essencial em todos os processos de ensino e aprendizagem.

Biografias do Autor

  • Eugênio G. C. Solino, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pirenopolis, Brasil

    Docente da Educação Básica nos Municípios de Pirenópolis e Corumbá de Goiás. Licenciado em Física e Pedagogia. Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC-UEG).

  • Plauto S. de Carvalho, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Brasil

    Docente de Ensino Superior na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Doutor em Ecologia, Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC-UEG), membro do CARE - Centro de Investigação em Saúde e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal.

  • Sabrina do C. de Miranda, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Brasil

    Docente de Ensino Superior na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Doutora em Ecologia, Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC-UEG), Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências-LabPEC, colaboradora do CARE - Centro de Investigação em Saúde e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal.

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Publicado

23-12-2025

Edição

Secção

Tema central

Como Citar

Solino, E. G. C., Carvalho, P. S. de, & Miranda, S. do C. de. (2025). Elementos cognitivos e emocionais no processo de ensino e aprendizagem: Pensar, sentir e agir. Aprender, 50, 51-67. https://doi.org/10.58041/aprender.255