Sentir@Ser – Programa de competências socioemocionais num agrupamento de escolas
DOI:
https://doi.org/10.58041/aprender.252Palavras-chave:
competências socioemocionais, escolas, alunos, mindfulnessResumo
A educação socioemocional em contexto escolar é de extrema importância para o desenvolvimento integral dos alunos, abrangendo aspetos emocionais, sociais e cognitivos. Diversos estudos destacam os benefícios dessa abordagem, que vão além do desempenho académico, promovendo o bem-estar e a capacidade de enfrentar desafios. Tendo em conta essa relevância e considerando recomendações de diferentes investigações no sentido de se criar uma “estratégia integrada de promoção de competências socioemocionais”, algumas escolas têm vindo a desenhar e implementar programas neste âmbito. O presente artigo, que assume o formato de relato de uma experiência, encontra-se dividido em duas partes: na primeira, efetua-se uma breve revisão bibliográfica e, na segunda, apresenta-se o programa Sentir@Ser implementado no Agrupamento de Escolas de Arronches e que visa a promoção de competências socioemocionais, recorrendo a práticas de mindfulness. Este programa, que se destina a crianças e jovens desde a educação pré-escolar até ao 9.º ano de escolaridade e abrange, também, pessoal docente e não docente, inclui um conjunto diversificado de projetos e atividades desenhados de acordo com os destinatários e os objetivos específicos definidos. A sua implementação tem indiciado resultados bastante positivos ao nível do desenvolvimento pessoal e social e do bem-estar emocional.
Referências
Andrade, N. C., & Carvalho, C. F. (2024). Stimulation and Neuropsychological Rehabilitation of Social and Emotional Skills in Childhood. In C. D. O. Cardoso & N. M. Dias (Eds.), Neuropsychological Interventions for Children — Volume 1 (pp. 151-168). Springer Nature Switzerland. https://doi.org/10.1007/978-3-031-53586-4_11
Ansari, A. N., & Rizvi, N. F. (2023). School‐based interventions promoting social capabilities among students: A scoping review of literature. Review of Education, 11(2), e3404. https://doi.org/10.1002/rev3.3404
Arciniegas-Romero, G., Narváez-Pinango, M., Pozo-Revelo, D., & Álvarez-Tinajero, N. (2025). Socio-emotional competencies of mathematics teachers in the learning environment of high school students: a systematic review. Cogent Education, 12(1), 2505267. https://doi.org/10.1080/2331186X.2025.2505267
Butvilas, T., Bubnys, R., Colomer, J., & Cañabate, D. (2022). Dependence of socio-emotional competence expression on gender and grade for K5–K12 students. Education Sciences, 12(5), 341. https://doi.org/10.3390/educsci12050341
Butvilas, T., & Kovaitė, K. (2022). The expression of socio-emotional competence among younger Lithuanian adolescents as the precondition for their creativity. Creativity Studies, 15(2), 497-510. https://doi.org/10.3846/cs.2022.16630
Carlotto, M. S., & Diehl, L. (2023). Intenção de abandono profissional em professores de acordo com níveis de ensino. Actualidades en Psicología, 37(135), 128-142. https://doi.org/10.15517/ap.v37i135.51184
Cavioni, V., Broli, L., & Grazzani, I. (2024). Bridging the SEL CASEL framework with European educational policies and assessment approaches. International Journal of Emotional Education, 16(1), 6-25. https://doi.org/10.56300/ULTX1565
Centro de Investigação e Inovação em Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. (2020). Centro de Investigação e Inovação em Educação. https://ined.ese.ipp.pt/en/node/253
Dimitrellou, E., Koutsouris, G., & Pearson, A. (2025). Has the explicit teaching of emotions a place in the secondary school curriculum? A small-scale PE-based study. Pastoral Care in Education, 43(2), 220-241. https://doi.org/10.1080/02643944.2024.2320674
Espinoza, V., Rosas, R., Schmidt, B., & Saravia, J. (2022). Implementación de un programa de promoción del desarrollo de habilidades socioemocionales en la escuela. Estudios Pedagógicos (Valdivia), 48(3), 151-162. https://doi.org/10.4067/s0718-07052022000300151
Ha, C. (2023). Students’ self-regulated learning strategies and science achievement: Exploring the moderating effect of learners’ emotional skills. Cambridge Journal of Education, 53(4), 451 472. https://doi.org/10.1080/0305764X.2023.2175787
Hassani, S. (2024). Fostering social-emotional competencies to improve social functioning, social inclusion, and school well-being: Results of a cluster non-randomized pilot study. Mental Health & Prevention, 36, 200365. https://doi.org/10.1016/j.mhp.2024.200365
Matos, M. G., Branquinho, C., Tomé, G., Santos, O., Noronha, C., Moraes, B., Domingos, L., Raimundo, M., Cerqueira, A., Gaspar, T., & Neto Rodrigues, N. (2024). Relatório Saúde Psicológica e Bem-estar. DGEEC & Aventura Social Associação. https://info.dgeec.medu.pt/saude-psicologica-e-bem-estar-2024/
Miao, R., Liu, C., Zhang, J., & Jin, H. (2023). Impact of the COVID-19 pandemic on the mental health of children and adolescents: a systematic review and meta-analysis of longitudinal studies. Journal of Affective Disorders, 340, 914-922. https://doi.org/10.1016/j.jad.2023.08.070
Monzón González, R. (2024). The socioemotional education of adolescents from the educational process. Seminars in Medical Writing and Education, 3, 581. https://doi.org/10.56294/mw2024581
Muñoz-Oliver, B., Gil-Madrona, P., & Gómez-Ramos, J. L. (2022). The development of emotional programmes in education settings during the last decade. Children, 9(4), 456. https://doi.org/10.3390/children9040456
Odak, I., Marušić, I., Matić Bojić, J., Puzić, S., Bakić, H., Eliasson, N., Gasteiger Klicpera, B., Gøtzsche, K., Kozina, A., Roczen, N., Tomé, G., & Veldin, M. (2023). Teachers’ social and emotional competencies: a lever for social and emotional learning in schools. Sociology and Space, 226(1), 105-122. https://doi.org/10.5673/sip.61.1.5
Racine, N., McArthur, B. A., Cooke, J. E., Eirich, R., Zhu, J., & Madigan, S. (2021). Global prevalence of depressive and anxiety symptoms in children and adolescents during COVID-19: a meta-analysis. JAMA Pediatrics, 175(11), 1142. https://doi.org/10.1001/jamapediatrics.2021.2482
Talvio, M., & Lonka, K. (2021). International Approaches to Promoting Social and Emotional Learning in Schools: A Framework for Developing Teaching Strategy (1.a ed.). Routledge. https://doi.org/10.4324/9781003093053
Wang, D., & Ishak, Z. (2025). Unveiling the implementation of social-emotional learning among college students: a systematic literature review. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, 24(5), 376-399. https://doi.org/10.26803/ijlter.24.5.20
Zhengxian, L., Meng, Z., & Lan, I. (2024). The influence of social-emotional competence on academic achievement of elementary school students: mechanisms and educational implications. Frontiers of Education in China, 19(4), 355-368. https://doi.org/10.3868/s110-010-024-0019-5
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Ana Salomé Almeida de Jesus, Luísa Carvalho

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.

