Construindo pontes nos territórios educativos

Educação para a paz, género e sexualidades LGBTQIA+

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.243

Palavras-chave:

Território educativo, Educação para a paz, Género, Sexualidades

Resumo

Este artigo explora a interseção entre territórios educativos, educação para a paz, género e sexualidades LGBTQIA+, analisando as potencialidades e desafios de práticas pedagógicas inclusivas. A partir de uma revisão bibliográfica, contrapõe-se o conceito de território educativo ao modelo panóptico. Destaca-se o potencial do conceito território educativo como um espaço de observação crítica e de diálogo. Argumenta-se como se pode contribuir para a formação de indivíduos críticos e respeitosos diante às diversidades, desempenhando um importante papel na construção de ambientes mais equitativos. A proposta central é compreender como essas articulações podem promover a convivência com base nos preceitos da educação para a paz, questionando violências de género e sexualidade e substituindo-os por práticas de equidade de género e respeito à diversidade. Nesse contexto, intenciona-se contribuir com os conceitos interseccionados para a construção de um patrimônio cultural que enalteça os princípios da paz, valorize os diferentes modos de vida, fortaleça a pluralidade, colaborando para a consolidação de uma sociedade fundamentada nos princípios da democracia.

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Publicado

30-06-2025

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Como Citar

Prudenciano de Souza, C. (2025). Construindo pontes nos territórios educativos: Educação para a paz, género e sexualidades LGBTQIA+. Aprender, 49, 62-78. https://doi.org/10.58041/aprender.243