A participação dos utilizadores digitais no setor turístico – análise de comentários das redes sociais da Turismo do Centro
DOI:
https://doi.org/10.58041/aprender.210Palavras-chave:
participação, internet, redes sociais, turismoResumo
A emergência das redes sociais modificou o modo como nos relacionamos entre nós e com as instituições. A possibilidade de os indivíduos serem, simultaneamente, produtores e consumidores de conteúdos colocou novos desafios a vários níveis, por via do aumento de autores e protagonistas no espaço público. O setor do Turismo não ficou imune a estas transformações, sendo várias as dimensões em que faz uso da comunicação digital, seja para comunicar com os seus clientes, para promover os seus produtos ou para receber contribuições dos utilizadores das várias plataformas. No presente artigo, partimos do contributo teórico de Nico Carpentier sobre o conceito de participação no espaço digital, distinto de acesso e interação, e procuramos perceber como os utilizadores fazem uso dessa possibilidade no contexto das redes sociais de uma entidade do setor do Turismo. A análise realizada aos comentários publicados nas contas do Facebook e Instagram da Turismo do Centro revelaram que os utilizadores tendem sobretudo a interagir com a instituição e menos a participar, considerando o contributo de Carpentier.
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