A metodologia de trabalho de projeto na educação pré-escolar

prática para o desenvolvimento e aprendizagens das crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.208

Palavras-chave:

trabalho de projeto, educação pré-escolar, crianças, aprendizagens

Resumo

O presente artigo constitui um relato de prática da metodologia de trabalho de projeto com um grupo de crianças da educação pré-escolar e uma reflexão sobre as aprendizagens feitas a nível cognitivo, bem como de atitudes e valores. Daí que o objetivo do mesmo seja o de concetualizar e descrever a prática de ensino e de aprendizagem de dois projetos “As profissões” e “A água”, e de refletir sobre o seu contributo para o desenvolvimento e aprendizagens das crianças. Através da realização dos referidos projetos, as crianças desenvolveram a autonomia e a responsabilidade pela realização, em colaboração, de tarefas e pelas suas aprendizagens, para além de conhecerem profissões e suas funções e compreenderem a importância da poupança da água.

Biografias do Autor

  • Carlos Alberto Ferreira, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

    Professor Auxiliar da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

    Investigador integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto

    Fez o Doutoramento em Educação/ Desenvolvimento Curricular

     

  • Flávia Portilho, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

    Educadora de Infância

    Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Referências

Abrantes, P. (2002). Trabalho de projecto na escola e no currículo. In. P. Abrantes, C. Figueiredo, & A. M. Simão (Coords.). Reorganização curricular do Ensino Básico. Novas áreas curriculares. (pp. 21-38). Ministério da Educação.

Blanchard, M., & Muzás, M. D. (2016). Los proyectos de aprendizaje. Un marco metodológico clave para la innovación. Narcea Ediciones.

Chard, S., Kogan, Y., & Castillo, C. (2019). El aprendizaje por proyectos en Educación Infantil y Primaria. Ediciones Morata.

Delors, J. (1996). Educação: um tesouro a descobrir (2ª ed.). Edições Asa.

Ferreira, C. A. (2008). Metodologia de trabalho de projecto na formação de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. In J. Ferreira & A. R. Simões (Org.). Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em educação? Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa/ Afirse - Secção Portuguesa.

Ferreira, C. A. (2010). Vivências de integração curricular na metodologia de trabalho projeto. Revista Galego-portuguesa de Psicoloxía e Educación, 18 (1), 91-105.

Ferreira, C. A. (2013). Os olhares de futuros professores sobre a metodologia de trabalho de projeto. Educar em Revista, 48, 309-328.

Hernández-Arzivu, B. F., Gusman-Cedillo, Y. I., & Lima-Villeda, D. N. (2023). Aprendizaje basado en proyectos: la perspectiva del alumnado en aprendizaje semipresencial e totalmente en línea. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 10 (1), 95-111.

Joyce, M. (2020). A viagem da gotinha. Editora Booksmile.

Katz, L., & Chard, S. (1997). A abordagem de projeto na educação de infância. Fundação Calouste Gulbenkian.

Kilpatrick, W. (2006). O método de projeto. Edições Pedago.

Leite, E., Malpique, M., & Santos, M. (1989). Trabalho de projecto 1: Aprender por projectos centrados em problemas. 4ª ed. Edições Afrontamento.

Mateus, M. N. (1995). Área-Escola, educação ambiental e pedagógica inovadoras [Dissertação de Mestrado, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro]. http://hdl.handle.net/10198/5059

Mateus, M. N. (2011). Metodologia de trabalho de projeto: nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais. EDUSER: Revista de educação, 3 (2), 3-16. https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/32/35

Rangel, M. (2002). Áreas curriculares não disciplinares. Porto Editora.

Rangel, M., & Gonçalves, C. (2010). A metodologia de trabalho de projeto na nossa prática pedagógica. Da Investigação às práticas, 1 (3), 21-43.

Silva, I., Marques, L., Mata, L., & Rosa, M. (2016). Orientações curriculares para a educação pré-escolar. Ministério da Educação.

Studio, W. (2019). A Cigarra e a Formiga. Editora Booksmile.

Vasconcelos, T. (1998). Das perplexidades em torno de um hamster… In L. Katz, J. Ruivo, M. I. Silva, & T. Vasconcelos. Qualidade e projeto na educação pré-escolar (pp. 125-162). Ministério da Educação.

Vasconcelos, T. (2006). Trabalho de projeto em educação de infância: Limites e possibilidades. In 3.º Encontro de educadores de infância e professores de 1.º Ciclo (pp. 41-48). Areal Editores.

Vasconcelos, T. (Coord.) (2011). Trabalho por projetos na educação de infância: Mapear aprendizagens, integrar metodologias. Ministério da Educação e Ciência - Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EInfancia/documentos/trabalho_por_projeto_r.pdf

Downloads

Publicado

28-06-2024

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

Ferreira, C. A., & Portilho, F. (2024). A metodologia de trabalho de projeto na educação pré-escolar: prática para o desenvolvimento e aprendizagens das crianças. Aprender, 47, 63-76. https://doi.org/10.58041/aprender.208