Identidades profissionais de educadoras de infância de bebés
DOI:
https://doi.org/10.58041/aprender.207Palavras-chave:
educadoras de infância, identidades profissionais, creche, sala de berçário, bebésResumo
Este artigo incide no estudo das perceções e dinâmicas identitárias de educadoras de infância de bebés de contextos socioeducativos de creche, enquadrando-se conceptualmente na teoria da construção das identidades profissionais em educação de infância e metodologicamente, enquanto estudo qualitativo, nos paradigmas interpretativo e da complexidade, recorrendo empiricamente às técnicas de grupo focal, entrevista e análise de conteúdo. Os resultados indicam que as dinâmicas identitárias das educadoras de infância participantes na investigação dependem de processos de negociação, adaptação, insubordinação, submissão ou resignação, nos quais entram em jogo múltiplos fatores – biográficos e relacionais – que contribuem, compreendem, caracterizam e impactam na construção das identidades profissionais. Compreender as estratégias e recursos que as educadoras de infância mobilizam para fazer face aos desafios de uma profissão em construção e afirmação poderá contribuir para a melhoria da formação dos/as educadores/as de infância e para a ação pedagógica em salas de berçário de contextos de creche, impactante na educação e cuidados dos bebés, crianças pequenas e suas famílias. O reconhecimento social da importância destes/as profissionais nesses contextos pode informar políticas educativas e organizacionais no âmbito da educação e cuidados na pequena infância.
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