Mediar para (trans)formar

Desafios e experiências de mediação socioeducativa em contexto escolar

Autores

  • Cristiana Madureira ESECS Instituto Politécnico de Leiria

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.170

Palavras-chave:

escola, mediação socioeducativa, transformação.

Resumo

O presente artigo apresenta os desafios da mediação socioeducativa em contexto escolar, concretamente numa escola da região de Trás-os-Montes, onde através da mediação se trabalhou com jovens pouco motivados para a aprendizagem e com comportamentos menos positivos em contextos sociais e educativos. Assumida, desde a criação do Gabinete de Mediação, como uma prática/ferramenta holística passível de promover os direitos e deveres de cidadania, assim como promover a participação direta e ativa dos jovens, objetivámos envolver os alunos mediadores, começando pela sua formação, capacitação e empoderamento, com vista ao desenvolvimento de competências de mediação, de modo que exercessem um papel ativo, de liderança na mediação entre pares. Esta foi uma forma de promovermos a participação e a responsabilização dos alunos na promoção de uma cultura mais solidária, motivando-os a intervir como mediadores de pares, a fim de prevenirmos e diminuirmos situações de conflito e a contribuirmos para a (trans)formação e o desenvolvimento pessoal e organizacional. Como resultado parcial partilhamos segmentos de texto de um aluno, que demonstram como a mediação o influenciou no seu processo de (trans)formação.

 

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Publicado

20-12-2022

Como Citar

Mediar para (trans)formar: Desafios e experiências de mediação socioeducativa em contexto escolar. (2022). Aprender, 44, 95-107. https://doi.org/10.58041/aprender.170

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