Promoção da igualdade de género e prevenção de situações de bullying em contexto associativo
DOI:
https://doi.org/10.58041/aprender.160Palavras-chave:
igualdade de género, bullying, estereótipos de géneroResumo
O sexismo, a discriminação, a desigualdade e a violência baseada no género bem como as situações de bullying baseadas em estereótipos de género constituem problemáticas que estão presentes na sociedade atual. De modo a prevenir estas problemáticas surgiu o programa “Promoção da igualdade de género e prevenção do bullying em crianças em contexto associativo”, que foi conduzido com sete crianças dos cinco aos nove anos. O programa (com sete sessões) seguiu um plano experimental, isto é, contou com dois grupos que foram submetidos a um pré-teste e a um pós-teste. Participou ainda um terceiro grupo de uma faixa etária superior. Os resultados revelam que os três grupos evidenciaram estereótipos de género no pré-teste: o GE mais do que o GC e os mais novos mais do que os mais velhos. No pós-teste constatou-se a mesma situação entre os mais novos. Os objetivos do programa foram parcialmente atingidos pois nem todas as crianças do GE alteraram os seus estereótipos de género. Contudo é fulcral continuar a abordar estas problemáticas neste contexto em particular.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Ana Rita Russo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.