Educadores Sociais
diários profissionais na construção de competências de deliberação prática
DOI:
https://doi.org/10.58041/aprender.158Palavras-chave:
educadores sociais; ética; diários profissionais; deliberação práticaResumo
Este artigo decorre de um projeto de investigação pós-doutoral realizado no Centro de Estudos para o Desenvolvimento Humano (CEDH, da Universidade Católica Portuguesa), no âmbito das Ciências da Educação, cujo objetivo era identificar a forma como os educadores sociais portugueses gerem as questões éticas decorrentes das suas práticas profissionais. Assim, metodologicamente recorremos a uma abordagem qualitativa, realizando uma análise documental às narrativas constantes dos diários profissionais produzidos pelos participantes. Como principais resultados destaca-se a centralidade dos diários profissionais como instrumento (ou recurso ou ferramenta) de eleição dos educadores sociais para os auxiliarem na deliberação prática e eticamente responsável. O diário profissional revela-se essencial no desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências de deliberação prática.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Evangelina Bonifácio
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.