Educadores Sociais

diários profissionais na construção de competências de deliberação prática

Autores

  • Evangelina Bonifácio VALORIZA Instituto Politécnico de Portalegre, Instituto Politécnico de Bragança

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.158

Palavras-chave:

educadores sociais; ética; diários profissionais; deliberação prática

Resumo

Este artigo decorre de um projeto de investigação pós-doutoral realizado no Centro de Estudos para o Desenvolvimento Humano (CEDH, da Universidade Católica Portuguesa), no âmbito das Ciências da Educação, cujo objetivo era identificar a forma como os educadores sociais portugueses gerem as questões éticas decorrentes das suas práticas profissionais. Assim, metodologicamente recorremos a uma abordagem qualitativa, realizando uma análise documental às narrativas constantes dos diários profissionais produzidos pelos participantes.  Como principais resultados destaca-se a centralidade dos diários profissionais como instrumento (ou recurso ou ferramenta) de eleição dos educadores sociais para os auxiliarem na deliberação prática e eticamente responsável. O diário profissional revela-se essencial no desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências de deliberação prática.

 

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Publicado

20-12-2022

Como Citar

Educadores Sociais: diários profissionais na construção de competências de deliberação prática. (2022). Aprender, 44, 12-24. https://doi.org/10.58041/aprender.158

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