A Literatura Infantil como oportunidade de abordagem aos valores na Educação Pré-Escolar
DOI:
https://doi.org/10.58041/aprender.103Palavras-chave:
Educação Pré-Escolar, Literatura Infantil, ValoresResumo
A globalização fez emergir um conjunto de paradigmas sociais, económicos e culturais que alteraram por completo o mundo que costumávamos conhecer. A realidade contemporânea é verdadeiramente complexa, mas impôs-se de uma forma demasiado rápida e até agressiva, o que nos impede de a compreender de forma ampla. Neste contexto, os valores que costumavam defi nir-nos enquanto indivíduos e enquanto cidadãos vêm perdendo a sua nitidez, gerando uma dificuldade crescente em percebermos como orientar as nossas condutas.
Perante esta perigoso panorama, urge a necessidade de a Escola assumir a sua responsabilidade fundamental de formar cidadãos esclarecidos, ativos e responsáveis. Só através de um processo de constante refl exão sobre si própria, sobre o outro e sobre os diversos modos de agir, em que o pensamento crítico seja sempre valorizado, a criança poderá desenvolver-se de forma plena, formando a sua identidade com clareza e aprendendo a lidar com a alteridade de forma harmoniosa.
Particularmente no Jardim de Infância, a Literatura Infantil assume-se, pela sua riqueza estética e literária, mas também pela relação tão singular que se forma entre a criança e o livro, como um meio de excelência para a abordagem e a refl exão sobre os valores.