Os defi cientes na Literatura Infantil – tendências e representações
DOI:
https://doi.org/10.58041/aprender.100Palavras-chave:
literatura infantil, diferença, defi ciênciaResumo
O artigo discute a articulação tradicional entre literatura para crianças e pedagogia, a partir da análise de 27 obras infantis publicadas no Brasil nos anos 2000, as quais apresentam personagens com defi ciências: surdos, cegos e cadeirantes. A análise permitiu identifi car duas tendências principais: a tematização da defi ciência como o nó narrativo das histórias, de um lado, e a utilização de personagens defi cientes em enredos que focalizam outras questões, de outro lado. Nos livros alinhados com a primeira tendência, predomina a retórica da compensação e da superação. Já na segunda, há um investimento estético cuidadoso para inserir a temática de forma sutil e não diretiva, mais aberta à polissemia. No caso das obras sobre surdos, algumas adotam uma visão clínica e outras incorporam a concepção atual de cultura surda. Observa-se, assim, que, apesar da intencionalidade pedagógica dominante na maioria dessas obras, algumas fogem a tal padrão, mobilizando o leitor para cooperar ativamente com a construção de diferentes interpretações para o texto verbal e as imagens.