Os media sociais como proporcionadores do debate público sobre as minorias étnicas

Autores

  • Ana Beatriz Cruz

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.56

Palavras-chave:

minorias étnicas; media sociais; debate público

Resumo

O presente artigo engloba o estudo da representação das minorias étnicas nos media e do novo paradigma do jornalismo.
O nosso objetivo principal consistiu em perceber se os media sociais proporcionamdebate público em temas relacionados com as minorias étnicas. Visamos assim perceber se a representação destes grupos minoritários proporciona/impulsiona uma discussão pública fundamentada.
Recolhemos nos sites do Público e do Correio da Manhã, peças jornalísticas que retratavam as minorias étnicas, em primeiro plano, e os comentários feitos às mesmas nos sites e nas páginas do Facebook de ambos os jornais, tendo analisado e interpretado as mesmas.
Percebemos que a representação das minorias étnicas nos media assenta em temas negativos (como os crimes, a imigração ilegal e a discriminação racial e étnica); que a maioria dos comentários recolhidos nos sites dos jornais contribui para o debate público, ao contrário da maioria dos comentários feitos nas páginas do facebook que não contribuem.
Apesar do media sociais proporcionarem o debate público e disponibilizarem as ferramentas necessárias para a construção do mesmo, os cidadãos ainda não veem estes espaços como uma ‘ágora’. Pois, muitas das vezes há uma diluição dos ideais democráticos com opiniões estereotipadas, preconceituosas, insultuosas, discriminatórias e inapropriadas.

Downloads

Publicado

01-06-2015

Como Citar

Os media sociais como proporcionadores do debate público sobre as minorias étnicas. (2015). Aprender, 35, 93-108. https://doi.org/10.58041/aprender.56

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>