Representação Mediática na Internet do Turismo no Alentejo
DOI:
https://doi.org/10.58041/aprender.31Palavras-chave:
turismo; Alentejo; media; informação; internetResumo
O Turismo é um setor com caraterísticas únicas, o que o torna muito dependente da informação disponibilizada ao visitante através dos media tradicionais e digitais. Atualmente, constata‐se que mesmo os media tradicionais se encontram presentes na Internet, através de site próprio, blogues, redes sociais, entre outros. Por outro lado, hoje em dia, os visitantes utilizam a Internet durante todas as fases do ciclo da viagem, sendo esta essencial para procurar informação e seleção do destino turístico. O objetivo deste artigo é analisar a representação do Turismo no Alentejo nos media online, e relacionar os resultados obtidos com a informação/atividades efetivamente procuradas pelo visitante no Alentejo. Os resultados obtidos mostram que os assuntos que dominam na informação divulgada online, no período de setembro a dezembro de 2015, foram, primeiramente, o alojamento, em particular o alojamento rural, seguindo‐se os eventos que decorreram na região, no período em causa, o que vai ao encontro do perfil do visitante desta região.