Editorial - Educação de Infância: Alargar horizontes, repensar práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.232

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

Editorial

Referências

CNE. (2023). Estado da educação 2022. Conselho Nacional de Educação.

Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência. (2023). Educação em números: Portugal 2023. DGEEC. https://estatisticas-educacao.dgeec.medu.pt

EDUSTAT (2024). Taxa de escolarização de crianças entre os 0 e os 3 anos. https://www.edustat.pt/indicador?id=497

Ferreira, M., Tomás, C., Rocha, C., & Nazário, R. (2023). A institucionalização de um sistema separado no atendimento à infância em Portugal (1974-2023): o lugar da creche. Revista Portuguesa de Educação, 37(1), e24010. https://doi.org/10.21814/rpe.31973

Ferreira, M., & Tomás, C. (2021). Neoliberalismo, educação de infância e o mito de Procusto: Políticas e práticas em Portugal. Zero-a-Seis: Perspectivas de Pesquisa na Educação Infantil: 30 anos de trajetória, 23(44), 1449–1473. https://doi.org/10.5007/1518-2924.202.e79719

Ferreira, M., & Tomás, C. (2018). “O pré-escolar faz a diferença?” Políticas educativas na educação de infância e práticas pedagógicas. Revista Portuguesa de Educação, 31(2), 68–84. https://doi.org/10.21814/rpe.14142

Marques, A. (Coord.), Azevedo, A., Marques, L., Folque, M. A., & Araújo, S. B. (2024). Orientações pedagógicas para creche. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. https://tinyurl.com/wntpw4uc

Nowak-Łojewska, A., O’Toole, L., Regan, C., & Ferreira, M. (2019). “To learn with” in the view of holistic, relational, and inclusive education. Kwartalnik Pedagogiczny, 251, 151–162. https://doi.org/10.5604/01.3001.0013.1856

Tiriba, L. (2005). Crianças, Natureza e Educação Infantil. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

17-12-2024

Edição

Secção

Tema central

Como Citar

Tomás, C., & Ferreira, M. (2024). Editorial - Educação de Infância: Alargar horizontes, repensar práticas. Aprender, 48, 5-8. https://doi.org/10.58041/aprender.232