Pensamento Crítico, Cidadania e paisagem. Uma experiência no pré‐escolar

Autores

  • Miguel Castro

DOI:

https://doi.org/10.58041/aprender.22

Palavras-chave:

Geografia; Cidadania; Pensamento Crítico; Paisagem; Pré‐escolar

Resumo

A partir da paisagem, conceito muito caro à ciência geográfica e que se tem constituído como uma linha de base nos estudos espaciais, pretendeu‐se utilizar a sua observação como instrumento de educação cívica e espacial. O sistema escolar do século XXI pretende que a formação dos alunos não se restrinja apenas aos conteúdos e conhecimentos científicos, mas que forme cidadãos críticos e interventivos face ao mundo globalizado onde se integram. Espera‐se da escola que proporcione skills que permitam, não apenas compreender e viver no mundo atual, mas também introduza novas formas de pensar, trabalhar e desenvolver capacidades de utilizar as novas ferramentas para trabalhar e comunicar.

Sendo a paisagem reflexo da ação ou inação do homem sobre o meio, a sua observação atenta fornece-nos informações sobre a realidade observada e a sua construção, e aponta pistas para intervenção. Este processo parte de quem observa o meio e de forma crítica, o entendem e o pretende transformar ou preservar. Assim, olhar com profundidade a paisagem deve começar nos primeiros anos de escola, pois conduz à formação de bases para desenvolver adultos interventivos e pró‐ativos. O objetivo do estudo foi tentar perceber as potencialidades que a paisagem pode ter na formação cívica e geográfica das crianças em idade‐pré‐escolar. Construímos uma ficha de observação da paisagem que foi aplicada em vários Jardins‐de‐infância do concelho de Portalegre, Portugal. Para além da ficha as educadoras aplicaram igualmente a observação do meio de forma indireta, através de fotografias que apresentavam a realidade claramente positiva ou negativa.

Downloads

Publicado

01-06-2018

Como Citar

Pensamento Crítico, Cidadania e paisagem. Uma experiência no pré‐escolar. (2018). Aprender, 38, 97-110. https://doi.org/10.58041/aprender.22

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>