Mapear (alguns) traços identitários de educadoras de infância a intervir no contexto de creche
tecer elos entre o pensar, sentir e agir
DOI:
https://doi.org/10.58041/aprender.219Palavras-chave:
identidade profissional, creche, educadores de infânciaResumo
O presente artigo apresenta parte de uma investigação realizada no âmbito de uma tese de doutoramento e centra-se no profissionalismo docente e a identidade profissional de educadoras de infância a intervir no contexto de creche em Portugal. Para conseguirmos esse entendimento procurámos aceder ao conhecimento de alguns traços das suas trajetórias pessoais e profissionais e dos contextos onde atuam. A investigação é de natureza qualitativa e interpretativa, com opção metodológica pelo estudo de caso múltiplo. As técnicas privilegiadas na recolha de informação foram a observação, pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas individuais. Os resultados revelam que as duas educadoras participantes: i) procuram atribuir à educação das crianças em contexto de creche uma especificidade fundamentada, o que efetivam através da afirmação de uma intencionalidade da ação educativa e da procura permanente da construção de um discurso educacional, no sentido de ultrapassar a visão assistencialista da intervenção que tende a prevalecer; ii) assumem os contextos educativos como agenciadores de relações entre crianças e adultos e como espaços onde têm vindo a aprender a sua profissão; iii) apresentam alguma dificuldade em situar-se em contextos mais amplos e diversificados, quer ao nível do estabelecimento educativo, quer ao nível da comunidade local.
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